Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59360
Comparte esta pagina
Título : | A química do cabelo: possíveis contribuições no processo do domínio consciente de uma aprendizagem significativa crítica. |
Autor : | SILVA, Natalia Bezerra da |
Palabras clave : | Ensino de química; Aprendizagem significativa; Contextualização; Química do cabelo; Estudo de caso |
Fecha de publicación : | 25-oct-2024 |
Citación : | SILVA, Natalia Bezerra da. A química do cabelo: possíveis contribuições no processo do domínio consciente de uma aprendizagem significativa crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | É possível observar na maioria de algumas situações a qualidade do ensino ainda voltado a um método tradicionalista, que leva os estudantes a se perguntarem: “Para que estudar isso? Em que parte da minha vida vou atribuir esse conteúdo? ” Existe a necessidade de práticas metodológicas que motivem os alunos a observarem a ciência de uma forma apreciativa no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, foi pensado em trabalhar o ensino da química voltado ao estudo dos cabelos, desenvolvendo um planejamento didático, que pudesse trabalhar o contexto do ensino da química com os conhecimentos prévios dos estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola integral estadual de Bezerros–PE. Foram planejados três encontros, sendo eles, apreciação dos conhecimentos prévios desenvolvidos em um mapa mental, aula institucional com apresentação de um experimento e, por último, uma coleta de dados através do recurso didático para o estudo de caso. Procedeu à análise de participação, com base na questão problema deste trabalho, os conhecimentos prévios relacionados ao domínio consciente, questionamentos e argumentos dos estudantes em sala. Contudo, entende-se ser necessário contribuir no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Por fim, foi constatado que o método educativo do estudo de caso, atividade de coleta de dados, apresentou resultados esperados com relação aos conhecimentos prévios dos estudantes e assimilação do pensamento crítico que solucionaram a problemática da personagem Patrícia. Foi explicada pelos estudantes uma pequena introdução da composição do fio, a importância dos tratamentos para manter a resistência e elasticidade, assim como a necessidade de manter um intervalo de uma química para a outra, sendo necessário fazer o teste de mechas antes do procedimento. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59360 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Natalia Bezerra da Silva.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons