Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59360

Compartilhe esta página

Título: A química do cabelo: possíveis contribuições no processo do domínio consciente de uma aprendizagem significativa crítica.
Autor(es): SILVA, Natalia Bezerra da
Palavras-chave: Ensino de química; Aprendizagem significativa; Contextualização; Química do cabelo; Estudo de caso
Data do documento: 25-Out-2024
Citação: SILVA, Natalia Bezerra da. A química do cabelo: possíveis contribuições no processo do domínio consciente de uma aprendizagem significativa crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: É possível observar na maioria de algumas situações a qualidade do ensino ainda voltado a um método tradicionalista, que leva os estudantes a se perguntarem: “Para que estudar isso? Em que parte da minha vida vou atribuir esse conteúdo? ” Existe a necessidade de práticas metodológicas que motivem os alunos a observarem a ciência de uma forma apreciativa no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, foi pensado em trabalhar o ensino da química voltado ao estudo dos cabelos, desenvolvendo um planejamento didático, que pudesse trabalhar o contexto do ensino da química com os conhecimentos prévios dos estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola integral estadual de Bezerros–PE. Foram planejados três encontros, sendo eles, apreciação dos conhecimentos prévios desenvolvidos em um mapa mental, aula institucional com apresentação de um experimento e, por último, uma coleta de dados através do recurso didático para o estudo de caso. Procedeu à análise de participação, com base na questão problema deste trabalho, os conhecimentos prévios relacionados ao domínio consciente, questionamentos e argumentos dos estudantes em sala. Contudo, entende-se ser necessário contribuir no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Por fim, foi constatado que o método educativo do estudo de caso, atividade de coleta de dados, apresentou resultados esperados com relação aos conhecimentos prévios dos estudantes e assimilação do pensamento crítico que solucionaram a problemática da personagem Patrícia. Foi explicada pelos estudantes uma pequena introdução da composição do fio, a importância dos tratamentos para manter a resistência e elasticidade, assim como a necessidade de manter um intervalo de uma química para a outra, sendo necessário fazer o teste de mechas antes do procedimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59360
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Natalia Bezerra da Silva.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons