Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59399
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Duarte, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria Júlia Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T16:49:21Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T16:49:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-06 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Júlia Santos de. Alfabetização e letramento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil: práticas pedagógicas inclusivas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59399 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi compreender como ocorre a alfabetização e o letramento de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil, descrevendo como esse processo acontece, analisando as práticas pedagógicas de inclusão destas crianças neste desenvolvimento, onde cada vez mais encontramos crianças com Transtorno do Espectro Autista em salas de aulas regulares, fazendo-se necessário que, tanto o docente, como o diretor da escola conscientizem-se sobre a importância da inclusão em todos os sentidos. Dessa forma, entender estas crianças como aluno e apostar em suas possibilidades de educabilidade, lembrando de incluir a dimensão do sujeito psíquico, faz com que novos espaços se abram, para que assim novas formas de aprender e ensinar sejam viabilizadas no contexto escolar, ficando evidenciado que é necessário que os professores estejam buscando qualificações para a execução desta tarefa inclusiva, com efetivas práticas pedagógicas, envolvendo estas crianças, e que a prática educativa utilizada, atenda às necessidades não só dos alunos considerados normais, mas também do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil: práticas pedagógicas inclusivas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Júlia Santos de Oliveira.pdf | 403,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons