Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59417
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Sidney Carlos Rocha da | - |
dc.contributor.author | MOURA, Joanne Cecília da Cruz | - |
dc.contributor.author | MENEZES, Larissa Alexandra de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T14:03:03Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T14:03:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Joanne Cecília da Cruz; MENEZES, Larissa Alexandra de Souza. Afetividade no contexto da Eja: uma análise da literatura brasileira em torno da permanência e evasão escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59417 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar, com base na literatura brasileira, o papel da afetividade no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), explorando seus impactos na permanência e evasão dos estudantes, e mais especificamente, examinar como a literatura brasileira aborda a afetividade no contexto da EJA, apontando os principais desafios, conclusões e lacunas identificadas nos estudos sobre o tema, também identificar, a partir dessa literatura, os principais fatores que influenciam a permanência e evasão escolar dos estudantes desta modalidade, considerando os impactos da afetividade nesse contexto. Assim, com uma abordagem qualitativa, foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Os resultados indicam que a afetividade é amplamente reconhecida como um fator crucial, tanto para a permanência, quanto para a evasão dos estudantes na EJA, os autores concordam que sentimentos como amizade, pertencimento e o apoio dos professores são essenciais para manter os alunos na escola. No entanto, existem outros fatores que possuem maior peso na evasão escolar, tais como; responsabilidades familiares, cansaço e choque de horários com as ocupações profissionais. Com isso, pudemos concluir que, embora a afetividade não seja o único fator determinante, ela pode atuar como um impulsionador para a permanência ou, em contrapartida, contribuir para a evasão escolar, quando as práticas pedagógicas não são acompanhadas de suporte emocional e um ambiente com condições minimamente adequadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.title | Afetividade no contexto da Eja : uma análise da literatura brasileira em torno da permanência e evasão escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3588770824365510 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3522882034208076 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aimed to analyze, based on Brazilian literature, the role of affectivity in the context of Youth and Adult Education (EJA), exploring its impacts on student retention and dropout, and more specifically, to examine how Brazilian literature addresses the affectivity in the context of EJA, pointing out the main challenges, conclusions and gaps identified in studies on the subject, also identifying, from this literature, the main factors that influence the school retention and dropout of students in this modality, considering the impacts of affectivity in this context. Thus, with a qualitative approach, a Systematic Literature Review (SLR) was conducted. The results indicate that affection is widely recognized as a crucial factor, both for the retention and dropout of students at EJA, the authors agree that feelings such as friendship, belonging and support from teachers are essential for keeping students at school . However, there are other factors that have greater influence on school dropout, such as; family responsibilities, tiredness, clash of schedules with professional occupations. With this, we were able to conclude that, although affectivity is not the only determining factor, it can act as a driver for retention or, on the other hand, contribute to school dropout, when pedagogical practices are not accompanied by emotional support and an environment with minimally adequate conditions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Psicologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joanne Cecília da Cruz Moura e Larissa Alexandra de Souza Menezes .pdf | 267,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons