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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59417
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Título : | Afetividade no contexto da Eja : uma análise da literatura brasileira em torno da permanência e evasão escolar |
Autor : | MOURA, Joanne Cecília da Cruz MENEZES, Larissa Alexandra de Souza |
Palabras clave : | EJA; Afetividade; Evasão escolar; Permanência |
Fecha de publicación : | 24-oct-2024 |
Citación : | MOURA, Joanne Cecília da Cruz; MENEZES, Larissa Alexandra de Souza. Afetividade no contexto da Eja: uma análise da literatura brasileira em torno da permanência e evasão escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este trabalho teve como objetivo analisar, com base na literatura brasileira, o papel da afetividade no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), explorando seus impactos na permanência e evasão dos estudantes, e mais especificamente, examinar como a literatura brasileira aborda a afetividade no contexto da EJA, apontando os principais desafios, conclusões e lacunas identificadas nos estudos sobre o tema, também identificar, a partir dessa literatura, os principais fatores que influenciam a permanência e evasão escolar dos estudantes desta modalidade, considerando os impactos da afetividade nesse contexto. Assim, com uma abordagem qualitativa, foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Os resultados indicam que a afetividade é amplamente reconhecida como um fator crucial, tanto para a permanência, quanto para a evasão dos estudantes na EJA, os autores concordam que sentimentos como amizade, pertencimento e o apoio dos professores são essenciais para manter os alunos na escola. No entanto, existem outros fatores que possuem maior peso na evasão escolar, tais como; responsabilidades familiares, cansaço e choque de horários com as ocupações profissionais. Com isso, pudemos concluir que, embora a afetividade não seja o único fator determinante, ela pode atuar como um impulsionador para a permanência ou, em contrapartida, contribuir para a evasão escolar, quando as práticas pedagógicas não são acompanhadas de suporte emocional e um ambiente com condições minimamente adequadas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59417 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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