Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59435

Compartilhe esta página

Título: Entre o diagnóstico-sentença e a absolvição da medicina: uma análise sincrônica do direito constitucional à eutanásia no Brasil e no Canadá
Autor(es): MOURA, Manoella Tatyane Queiroz de
Palavras-chave: Direito; Eutanásia; Brasil; Canadá
Data do documento: 25-Set-2024
Citação: MOURA, Manoella Tatyane Queiroz de. Entre o diagnóstico-sentença e a absolvição da medicina: uma análise sincrônica do direito constitucional à eutanásia no Brasil e no Canadá. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo refere-se à análise do direito constitucional à eutanásia dentro dos ordenamentos do Brasil e do Canadá, com o fulcro de sistematizar as diferenças e semelhanças entre os conceitos jurídicos nesses países. Nesse contexto, foi utilizada a metodologia de direito constitucional comparado, na modalidade sincrônica, examinando produções acadêmicas na área, bem como pesquisando decisões jurídicas e instrumentos normativos atinentes ao tema em ambos os países. Ademais, se observou que, no contexto brasileiro, é dado um tratamento penal à temática, de modo que não há edição de lei, stricto sensu, no âmbito jurídico. A Constituição Brasileira é silente quanto à eutanásia, apenas dispondo sobre o direito à vida e a proibição à tortura e ao tratamento desumano ou degradante. Além disso, as únicas normativas existentes são concernentes ao Conselho Federal de Medicina, que dispôs sobre a despenalização ética da ortotanásia para os médicos que a praticarem. Já no Canadá, uma decisão da Suprema Corte provocou uma reviravolta legislativa no país, impelindo o parlamento canadense à edição de uma emenda constitucional que previu a possibilidade de realização da assistência médica ao morrer. Disso tudo, se extrai resultados heterogêneos, oriundos de sociedades distintas, apesar de os argumentos apresentados, tanto a favor, quanto contra a regulamentação jurídica, serem os mesmos. De um lado, a lacuna legislativa brasileira; De outro, a constitucionalização do procedimento pelo governo canadense.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59435
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Manoella Tatyane Queiroz de Moura - final.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons