Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59489

Share on

Title: GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS MISTAS
Authors: SILVA, Bruna Mayra Monteiro da
Keywords: gênero; educação física; escola; aulas mistas
Issue Date: 15-Oct-2024
Citation: SILVA, Bruna Mayra Monteiro da. Gênero e Educação Física: Um estudo sobre as práticas corporais mistas. 2024. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho traz como objetivo analisar como a Educação Física e as práticas corporais mistas podem contribuir para desconstrução da desigualdade de gênero, no contexto educativo do ensino médio. Foi pesquisado como as relações entre os gêneros influenciam na participação dos alunos nas atividades pedagógicas de caráter prático a partir de um contexto histórico, a relação histórica entre meninos e meninas na Educação Física no ensino médio e a visão do professor dessa disciplina sobre as práticas mistas. O estudo se baseia em uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e qualitativa. Dessa forma, a pesquisa evidencia que o protagonismo e a preocupação dos professores assumem um papel indispensável na desconstrução dos estereótipos de gênero, evidenciando também a importância de formações continuadas para uma abordagem mais assertiva e diretiva quanto às questões de gênero. Os resultados revelam que as aulas mistas sem o apoio da coeducação não são eficazes para a redução da prevalência de um gênero sobre o outro em adesão às aulas práticas. Em suma, a Educação Física tem um grande potencial para contribuir com a equidade de gênero desde que suas práticas possuam viés inclusivo e igualitário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59489
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Bruna Mayra Monteiro da Silva.pdf580,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons