Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59582
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ramon de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Allysson Leonan Cunha da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Raquel Correia da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T19:04:00Z | - |
dc.date.available | 2025-01-17T19:04:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Allysson Leonan Cunha da; SILVA, Raquel Correia da. Projeto de Vida: a importância da disciplina segundo os professores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59582 | - |
dc.description.abstract | A Unidade Curricular de Projeto de Vida, que ganha luz através da reforma do ensino médio (2017), se apresenta com o propósito de despertar nos jovens estudantes a reflexão sobre o seu futuro à nível pessoal, profissional e social, propondo, para isso, a elaboração dos seus próprios projetos de vida. Aos docentes, é incumbida a tarefa de orientar, mediar e propor discussões sobre as temáticas de interesse dos jovens, dando corpo e identidade aos seus projetos finais. A fim de entender como os professores interpretam e materializam essa Unidade Curricular em sala, nossa pesquisa traça o curso, e através da análise dos relatos obtidos, percebe não só a amplitude conceitual existente na ideia de um projeto de vida, como os inúmeros desafios que precedem o trabalho em sala, dos quais se sobressaem os diferentes contextos sociais dos quais os jovens são oriundos; a escassez de recursos e materiais; a ausência de formação complementar para os docentes e o desafio de tornar o ensino atrativo para uma juventude marcada pelo imediatismo, desinteresse e descontinuidade nos estudos. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | projeto de vida | pt_BR |
dc.subject | ensino médio | pt_BR |
dc.subject | juventude | pt_BR |
dc.title | Projeto de Vida: A importância da disciplina segundo os professores | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3835690256769074 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6096546559838927 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9016348910585182 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Life Project Curricular Unit, which gained light through the reform of secondary education (2017), aims to awaken young students to reflect on their future on a personal, professional and social level, proposing, for this purpose, the elaboration of their own life projects. Teachers have the task of guiding, mediating and proposing discussions on topics of interest to young people, giving body and identity to their final projects. In order to understand how teachers interpret and materialize this Curricular Unit in the classroom, our research outlines the course, and through the analysis of the reports obtained, we realize not only the conceptual breadth that exists in the idea of a life project, but also the numerous challenges that they precede work in the classroom, which highlights the different social contexts from which young people come; the scarcity of resources and materials; the lack of additional training for teachers and the challenge of making teaching attractive to a youth marked by immediacy, lack of interest and discontinuity in studies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Allysson Leonan Cunha da Silva e Raquel Correia da Silva.pdf | 278,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons