Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59582
Comparte esta pagina
Título : | Projeto de Vida: A importância da disciplina segundo os professores |
Autor : | SILVA, Allysson Leonan Cunha da SILVA, Raquel Correia da |
Palabras clave : | projeto de vida; ensino médio; juventude |
Fecha de publicación : | 24-oct-2024 |
Citación : | SILVA, Allysson Leonan Cunha da; SILVA, Raquel Correia da. Projeto de Vida: a importância da disciplina segundo os professores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 |
Resumen : | A Unidade Curricular de Projeto de Vida, que ganha luz através da reforma do ensino médio (2017), se apresenta com o propósito de despertar nos jovens estudantes a reflexão sobre o seu futuro à nível pessoal, profissional e social, propondo, para isso, a elaboração dos seus próprios projetos de vida. Aos docentes, é incumbida a tarefa de orientar, mediar e propor discussões sobre as temáticas de interesse dos jovens, dando corpo e identidade aos seus projetos finais. A fim de entender como os professores interpretam e materializam essa Unidade Curricular em sala, nossa pesquisa traça o curso, e através da análise dos relatos obtidos, percebe não só a amplitude conceitual existente na ideia de um projeto de vida, como os inúmeros desafios que precedem o trabalho em sala, dos quais se sobressaem os diferentes contextos sociais dos quais os jovens são oriundos; a escassez de recursos e materiais; a ausência de formação complementar para os docentes e o desafio de tornar o ensino atrativo para uma juventude marcada pelo imediatismo, desinteresse e descontinuidade nos estudos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59582 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Allysson Leonan Cunha da Silva e Raquel Correia da Silva.pdf | 278,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons