Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59582

Share on

Title: Projeto de Vida: A importância da disciplina segundo os professores
Authors: SILVA, Allysson Leonan Cunha da
SILVA, Raquel Correia da
Keywords: projeto de vida; ensino médio; juventude
Issue Date: 24-Oct-2024
Citation: SILVA, Allysson Leonan Cunha da; SILVA, Raquel Correia da. Projeto de Vida: a importância da disciplina segundo os professores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Abstract: A Unidade Curricular de Projeto de Vida, que ganha luz através da reforma do ensino médio (2017), se apresenta com o propósito de despertar nos jovens estudantes a reflexão sobre o seu futuro à nível pessoal, profissional e social, propondo, para isso, a elaboração dos seus próprios projetos de vida. Aos docentes, é incumbida a tarefa de orientar, mediar e propor discussões sobre as temáticas de interesse dos jovens, dando corpo e identidade aos seus projetos finais. A fim de entender como os professores interpretam e materializam essa Unidade Curricular em sala, nossa pesquisa traça o curso, e através da análise dos relatos obtidos, percebe não só a amplitude conceitual existente na ideia de um projeto de vida, como os inúmeros desafios que precedem o trabalho em sala, dos quais se sobressaem os diferentes contextos sociais dos quais os jovens são oriundos; a escassez de recursos e materiais; a ausência de formação complementar para os docentes e o desafio de tornar o ensino atrativo para uma juventude marcada pelo imediatismo, desinteresse e descontinuidade nos estudos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59582
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Allysson Leonan Cunha da Silva e Raquel Correia da Silva.pdf278,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons