Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59708

Comparte esta pagina

Título : O documento para além do suporte papel: os estandartes das troças como registros da cultura carnavalesca de Pernambuco
Autor : SELVA, Laura Mendes
Palabras clave : Estandartes; Documento; Frevo; Ciência da informação
Fecha de publicación : 26-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SELVA, Laura Mendes. O documento para além do suporte papel: os estandartes das troças como registros da cultura carnavalesca de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A dissertação investiga a relevância dos estandartes do frevo não apenas como objetos artísticos, mas também como documentos históricos e culturais. Com isso o principal objetivo da pesquisa é compreender os estandartes das troças carnavalescas como artefatos documentais, sob a ótica da Ciência da Informação. O método utilizado para a pesquisa é o Método Quadripolar que orienta os procedimentos necessários à pesquisa de forma sistêmica, caracterizado também com a tipologia bibliográfica e descritiva, bem como o uso de observação direta não participante para a escolha e desenvolvimento do corpus de pesquisa. O estudo apresenta uma análise detalhada da historicidade dos estandartes e sua evolução até serem incorporados às agremiações de frevo. Através desta análise, busca-se compreender tanto o significado simbólico quanto o valor informacional e memorial desses artefatos. A pesquisa destaca a importância dos estandartes como registros visuais que encapsulam a identidade, as crenças e os momentos históricos das comunidades carnavalescas. Além disso, a dissertação explora as discussões sobre o conceito de documento, especialmente no contexto da neodocumentação, mostrando como essas discussões têm contribuído para a compreensão dos estandartes como documentos. Os principais resultados indicam que os estandartes possuem um valor documental significativo, funcionando como testemunhos das expressões culturais e históricas das agremiações carnavalescas. A pesquisa também sugere que, ao serem compreendidos tanto como expressões artísticas quanto como registros históricos e memoriais, os estandartes enriquecem a compreensão da cultura popular.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59708
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Laura Mendes Selva.pdf3,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons