Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59822

Share on

Title: Avaliação da atividade antioxidante, antibacteriana, antidiabética e anti-hipertensiva de acetais obtidos por química combinatória
Authors: OLIVEIRA, Camilla Thays Melquiades Tavares de
Keywords: Aldeído benzoico; alfa-amilase; alfa-glicosidase; Enzima Conversora de Angiotensina; Klebisiella pneumoniae
Issue Date: 29-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: OLIVEIRA, Camilla Thays Melquiades Tavares de. Avaliação da atividade antioxidante, antibacteriana, antidiabética e anti-hipertensiva de acetais obtidos por química combinatória. 2024. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A produção de Radicais Livres (RL) no organismo quando em excesso causam estresse oxidativo podendo levar à degradação de estruturas biológicas essenciais para o funcionamento celular adequado. A produção exacerbada de espécies reativas de oxigênio (ERO) está intimamente ligada à patogênese da diabetes, hipertensão, bem como outras patologias. Todavia, o comprometimento do sistema imune torna-se alvo de fácil acesso a bactérias oportunistas capazes de causarem infecções graves. Esses micro-organismos já possuem alta resistência aos antibióticos administrados na clínica, por conseguinte, a química combinatória dispõe de funcionalidades capazes de desenvolver novas medidas profiláticas através da síntese de compostos orgânicos como os acetais. O objetivo deste trabalho buscou avaliar as atividades antibacteriana, antioxidante, antidiabética e anti-hipertensiva de acetais de aldeído benzoico. Durante a síntese e caracterização dos acetais, examinou-se a reatividade de misturas contendo componentes hidroxílicos, nomeadamente álcoois e fenóis, em uma reação com CH2Cl2 e ambiente básico. O diclorometano foi escolhido como substrato devido à presença de dois grupos abandonadores. A atividade antibacteriana foi realizada por método de diluição em caldo. A atividade antidiabética foi realizada com metodologia de inibição das enzimas α-amilase e α-glicosidase. As atividades antioxidantes dos acetais foram testadas pelos métodos de eliminação dos radicais ABTS•+, DPPH•, quelante de Cu2+ e Fe2+ e a atividade anti-hipertensiva foi realizado pelo método de inibição da ECA. Foram obtidos três acetais, todos caracterizados e designados como acetal 01, 02 e 03, com 53%, 35% e 41% de rendimento, respectivamente. Os acetais apresentaram atividades contra todas as bactérias gram-positivas (Staphylococcus aureus UFPEDA 02, Streptococcus pyogenes UFPEDA 07, Enterococcus faecalis UFPEDA 138, Bacillus subtilis UFPEDA 86), gram-negativas (Pseudomonas aeruginosa UFPEDA 416, Serratia marcescens UFPEDA 816, Eschechiria coli UFPEDA 224, Klebisiella pneumoniae UFPEDA 396) e uma álcool- ácido resistente (Mycobacterium smegmatis UFPEDA 71), com Concentrações Mínimas Inibitórias entre 20 e 1000 μg/mL. Os dados apresentados indicaram que os acetais sintetizados não exibiram propriedades antioxidantes e quelantes significativas, indicando que tais compostos possivelmente não possuem grupos funcionais doadores de elétrons. Na inibição da α-amilase os acetais apresentaram valores entre 0,00 % e 52,53 % e para a α-glicosidase, acima de 85 %. A atividade inibitória da ECA revelou resultados satisfatórios, entre 20 e 96,59%. Os resultados evidenciam os acetais como promissores candidatos para o desenvolvimento de novos compostos com diversas atividades biológicas. Este estudo pioneiro destaca o potencial biotecnológico dos compostos sintetizados, abrindo caminho para futuras pesquisas e estimulando sua aplicação em fármacos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59822
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biotecnologia Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Camilla Thays Melquiades Tavares de Oliveira.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons