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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59918
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Título: | Política intersetorial de educação e gênero : um estudo exploratório do processo de atuação dos núcleos de estudo de gênero em escolas de referência em ensino médio em Pernambuco |
Autor(es): | LIMA, Maria Claudia Virgínia de |
Palavras-chave: | Intersetorialidade; Política pública educacional; Teoria da atuação |
Data do documento: | 2-Out-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIMA, Maria Claudia Virgínia de. Política intersetorial de educação e gênero: um estudo exploratório do processo de atuação dos núcleos de estudo de gênero em escolas de referência em ensino médio em Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo apreender como as Escolas de Referência em Ensino Médio têm atuado a política intersetorial de educação e gênero, materializada nos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, fruto da parceria entre a Secretaria da Mulher e a Secretaria da Educação do Estado de Pernambuco, no período de 2021-2023. A pesquisa de corte qualitativo foi feita através da análise de questionários a partir do método de análise de conteúdo fundamentado em Bardin (2016). O estudo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: como as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da região metropolitana do Recife têm atuado a política intersetorial de educação e gênero a partir da estruturação dos NEGs? Nossos objetivos específicos são: I. investigar os mecanismos de articulação da política intersetorial que orientam a estruturação dos Núcleos de Estudos de Gênero nas EREMs da Região Metropolitana de Recife (RMR) e II. analisar o processo de atuação das EREMs da RMR Metropolitana na estruturação e funcionamento dos Núcleos de Estudos de Gênero. Além das aproximações pertinentes com a literatura que trata da intersetorialidade como modelo de gestão, tomamos como referencial teórico, para compreensão da forma a qual essa ação vem se materializando nos campos de investigação, a Teoria da Atuação desenvolvida por Ball, Maguire e Braun (2016), segundo a qual, na perspectiva das políticas públicas educacionais, são os sujeitos sociais escolares que efetivam concretamente as políticas públicas dando-lhes funcionalidade, sentido e significado. Os resultados encontrados apontam que apesar de os sujeitos responsáveis pela intersetorialidade apresentarem concepções bem formuladas da mesma, seus relatos sinalizam que, na prática, esse modelo de gestão esbarra em diversos entraves que tornam a sua concretização insuficiente. No que tange a atuação da política, em encontro ao que aponta Ball e colaboradores (2016) foi possível observarmos diferentes formas de atuação para uma mesma política em movimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59918 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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