Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59926
Compartilhe esta página
Título: | A capacidade de desenho pedagógico em argumentação para um ensino reflexivo |
Autor(es): | TORQUATO, Ana Karoline de Barros |
Palavras-chave: | Formação docente; Capacidade de desenho pedagógico; Argumentação |
Data do documento: | 26-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | TORQUATO, Ana Karoline de Barros. A capacidade de desenho pedagógico em argumentação para um ensino reflexivo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Com a finalidade de corroborar com as reflexões acerca da formação docente, realizamos a presente pesquisa que possui como objetivo geral analisar o potencial para ensino da argumentação e desenvolvimento da capacidade de desenho pedagógico argumentativo de um curso elaborado para formação de professores. E como objetivos específicos, elaborar um curso de argumentação voltado para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e capacidade de design pedagógico argumentativo e descrever e analisar o processo de elaboração do curso; identificar os objetivos de cada parte do curso na construção de um caminho para a formação de professores aptos a trabalharem com argumentação na educação; investigar a potencialidade do curso para o ensino da argumentação e desenvolvimento da capacidade de desenho pedagógico argumentativo; e reelaborar o curso por meio da análise das respostas das rubricas dos experts em argumentação e dos possíveis usuários. Para tanto foi necessário que aprofundássemos nossos conhecimentos acerca da Argumentação como possibilidade de estratégia pedagógica, assim como dos conceitos de Capacidade de Desenho Pedagógico (PDC) e Capacidade de Desenho Pedagógico em Argumentação (PDCA), haja vista que nos propomos a pensar um curso que contemplasse a compreensão de tais conceitos e o desenvolvimento destas habilidades. Nosso percurso metodológico se deu principalmente pela busca de pesquisas que nos fornecessem embasamento teórico para compreendermos melhor as possibilidades de desenho que o nosso curso poderia vir a tomar, porém, acreditamos que estas serviram muito mais para nos apoiar em sua estrutura teórica do que em relação ao formato do curso propriamente dito, uma vez que não foram encontrados trabalhos com formato semelhante ao da proposta por nós elaborada. Para o progresso e concretização do nosso percurso nos foi demandado um processo reflexivo e criativo, no qual tivemos que pensar em cada módulo e etapa a serem trabalhados no curso, e a razão de ser de cada um deles. Quer dizer, ao desenvolvermos um curso cujo objetivo é de colaborar na fomentação da capacidade de desenho pedagógico argumentativo de professores, se fez imprescindível que colocássemos em desenvolvimento as nossas próprias habilidades de desenhar uma estratégia pedagógica. Por fim, ao realizarmos a etapa de validação do curso, que se deu por meio de rubricas, uma destinada para experts em Argumentação, outra para possíveis usuários, observamos a necessidade em incluir algumas modificações naquilo que já havíamos produzido, dando origem a uma segunda versão do curso. Vale ressaltar que algumas das alterações sugeridas não puderam ser incorporadas devido a questões relacionadas ao tempo de conclusão deste estudo, o que nos leva a pensar na possibilidade de uma terceira versão do curso, a ser desenvolvida em futuras pesquisas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59926 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Karoline de Barros Torquato.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons