Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59970
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Marcos Alexandre de Melo | - |
dc.contributor.author | COSTA, Maria Luciana de Melo Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T15:24:03Z | - |
dc.date.available | 2025-01-23T15:24:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria Luciana de Melo Silva. Educação ambiental em um contexto social: uma análise da aprendizagem baseada em contexto entre educandos da educação de jovens e adultos nas vivências sobre meio ambiente. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59970 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Ela surge a partir de minha experiência pessoal e profissional, que inclui uma trajetória na alfabetização e no ensino de Ciências para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Teve como objetivo geral compreender como a aprendizagem baseada em contexto poderia interferir nas vivências sobre os conteúdos de meio ambiente entre educandos da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa se fundamenta na teoria da “aprendizagem situada" de Jean Lave e Etienne Wenger (1991), que fez uma conexão entre o contexto e a aprendizagem de Ciências. No decorrer do estudo, desenvolvemos uma atividade de intervenção em um espaço comunitário em Alagoinha/PE, onde as "alagoinhas" desempenham um papel substancial no abastecimento hídrico local. Esse ambiente social foi propício para explorar como as vivências cotidianas e a interação social podem fortalecer a compreensão de conceitos ambientais e promover a cooperação entre os educandos. O público alvo foram os educandos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EREM Gonçalo Antunes Bezerra, localizada no município de Alagoinha-PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram: formulário de investigação inicial, atividade de intervenção que teve como estratégia didática as cinco etapas da aprendizagem contextualizada – REACT (Davtyan, 2014), e estudo com grupo focal. Nossa pesquisa trouxe como foco a aprendizagem e o contexto, dialogando com os autores Freire (2002), Dewey (1959), Sasseron (2015), Sharple (2015), Illeris (2013), dentre outros que nos instigaram a refletir sobre os desafios da aprendizagem de ciências para EJA. Os resultados indicaram que a aprendizagem baseada em contexto promoveu um maior interesse dos participantes da pesquisa pelos temas ambientais, possibilitando uma compreensão mais profunda e significativa dos conteúdos abordados. A análise do estudo com grupo focal revelou que os educandos perceberam uma maior relevância e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, relatando mudanças positivas em suas atitudes e comportamentos relacionados ao meio ambiente contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem baseada em contexto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem situada | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Contexto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental em um contexto social : uma análise da aprendizagem baseada em contexto entre educandos da educação de jovens e adultos nas vivências sobre meio ambiente | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7194342782269860 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8046533153531261 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This master's research was developed in the Postgraduate Program in Science and Mathematics Education (PPGECM) at the Federal University of Pernambuco-UFPE, Academic Center of Agreste. It arises from my personal and professional experience, which includes a trajectory in literacy and teaching Science for Youth and Adult Education (EJA). The general objective was to understand how context-based learning could interfere with the experiences of environmental content among Youth and Adult Education students. The research is based on the theory of “situated learning" by Jean Lave and Etienne Wenger (1991), which made a connection between the context and Science learning. During the study, we developed an intervention activity in a community space in Alagoinha /PE, where "alagoinhas" play a substantial role in local water supply. This social environment was conducive to exploring how everyday experiences and social interaction can strengthen the understanding of environmental concepts and promote cooperation among students. were high school students from Youth and Adult Education (EJA) at EREM Gonçalo Antunes Bezerra, located in the municipality of Alagoinha-PE. We used a qualitative approach and the data collection instruments were: initial investigation form, intervention activity. which had as a didactic strategy the five stages of contextualized learning – REACT (Davtyan, 2014), and a focus group study. Our research focused on learning and context, dialoguing with the authors Freire (2002), Dewey (1959), Sasseron (2015), Sharple (2015), Illeris (2013), among others who encouraged us to reflect on the challenges of learning science for EJA. The results indicated that context-based learning promoted greater interest among research participants in environmental topics, enabling a deeper and more meaningful understanding of the content covered. Analysis of the focus group study revealed that students perceived greater relevance and applicability of the knowledge acquired, reporting positive changes in their attitudes and behaviors related to the environment, contributing to the sustainable development of the community. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Luciana de Melo Silva Costa.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons