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Título : Educação ambiental em um contexto social : uma análise da aprendizagem baseada em contexto entre educandos da educação de jovens e adultos nas vivências sobre meio ambiente
Autor : COSTA, Maria Luciana de Melo Silva
Palabras clave : Aprendizagem baseada em contexto; Aprendizagem situada; Educação de jovens e adultos; Aprendizagem; Contexto; Ensino de ciências
Fecha de publicación : 21-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COSTA, Maria Luciana de Melo Silva. Educação ambiental em um contexto social: uma análise da aprendizagem baseada em contexto entre educandos da educação de jovens e adultos nas vivências sobre meio ambiente. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : A presente pesquisa de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Ela surge a partir de minha experiência pessoal e profissional, que inclui uma trajetória na alfabetização e no ensino de Ciências para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Teve como objetivo geral compreender como a aprendizagem baseada em contexto poderia interferir nas vivências sobre os conteúdos de meio ambiente entre educandos da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa se fundamenta na teoria da “aprendizagem situada" de Jean Lave e Etienne Wenger (1991), que fez uma conexão entre o contexto e a aprendizagem de Ciências. No decorrer do estudo, desenvolvemos uma atividade de intervenção em um espaço comunitário em Alagoinha/PE, onde as "alagoinhas" desempenham um papel substancial no abastecimento hídrico local. Esse ambiente social foi propício para explorar como as vivências cotidianas e a interação social podem fortalecer a compreensão de conceitos ambientais e promover a cooperação entre os educandos. O público alvo foram os educandos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EREM Gonçalo Antunes Bezerra, localizada no município de Alagoinha-PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram: formulário de investigação inicial, atividade de intervenção que teve como estratégia didática as cinco etapas da aprendizagem contextualizada – REACT (Davtyan, 2014), e estudo com grupo focal. Nossa pesquisa trouxe como foco a aprendizagem e o contexto, dialogando com os autores Freire (2002), Dewey (1959), Sasseron (2015), Sharple (2015), Illeris (2013), dentre outros que nos instigaram a refletir sobre os desafios da aprendizagem de ciências para EJA. Os resultados indicaram que a aprendizagem baseada em contexto promoveu um maior interesse dos participantes da pesquisa pelos temas ambientais, possibilitando uma compreensão mais profunda e significativa dos conteúdos abordados. A análise do estudo com grupo focal revelou que os educandos perceberam uma maior relevância e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, relatando mudanças positivas em suas atitudes e comportamentos relacionados ao meio ambiente contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59970
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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