Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60000

Compartilhe esta página

Título: Impactos da popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas viagens aéreas domésticas de negócios no Brasil
Autor(es): CONSULIN, Ricardo Fernandes
Palavras-chave: Viagens aéreas de negócios; Tecnologia de Informação «e Comunicação (TIC); Videoconferência; Pandemia
Data do documento: 11-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CONSULIN, Ricardo Fernandes. Impactos da popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas viagens aéreas domésticas de negócios no Brasil. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Durante a pandemia do COVID-19, a sociedade acelerou a inovação em diversas áreas, antecipou tendências tecnológicas que se tornaram mais presentes no cotidiano das pessoas, como o aumento expressivo das compras virtuais, da digitalização dos processos, do crescimento do teletrabalho, da telemedicina e da intensificação do uso das videochamadas e das videoconferências. Entre as áreas mais afetadas está o setor aéreo, que foi quase paralisado em 2020, entretanto as transações das empresas continuaram a serem feitas independentemente da queda acentuada dos passageiros que viajavam a trabalho, sendo muitas atividades substituídas por meios virtuais. Apesar da volta gradativa da demanda aérea a níveis anteriores à pandemia, estudar como as condições impostas por ela afetaram os passageiros de negócios passa a ser uma importante informação para o setor privado para o desenvolvimento de estratégias de mercado. Dessa forma, o objetivo desta Tese é identificar e analisar os principais fatores que influenciaram as viagens aéreas domésticas de negócios no Brasil, depois da pandemia, com foco no uso crescente de ferramentas TIC, particularmente as videoconferências, considerando os perfis dos passageiros e das empresas. O estudo foi feito com passageiros do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que é o segundo mais movimentado do Brasil e que tem uma grande concentração de passageiros de negócios. Um modelo logit verificou que as variáveis mais importantes que influenciaram na quantidade de viagens realizadas foram: o número de viagens feitas anteriormente, o setor de mercado, as percepções dos passageiros sobre como a empresa lida com tópicos sobre a produtividade, bem- estar do funcionário, uso de videoconferências e compra de passagens aéreas. Esse conhecimento permitirá que as companhias aéreas aprimorem estratégias de marketing, vendam mais passagens aéreas e capturem clientes de nichos específicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60000
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ricardo Fernandes Consulin.pdf5,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons