Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60023

Share on

Title: O Programa PROMETRÓPOLE-BIRD e o Direito à Moradia: um olhar sobre o reassentamento de famílias nos Conjuntos Residenciais Beberibe 1 e 2
Authors: BEZERRA, Ellen Karolyne Cavalcanti
Keywords: Rio Beberibe; Urbanização de Favelas; Programa Prometrópole; Reassentamento; Direito à Moradia
Issue Date: 22-Oct-2024
Citation: BEZERRA, Ellen Karolyne Cavalcanti. O Programa PROMETRÓPOLE-BIRD e o Direito à Moradia: um olhar sobre o reassentamento de famílias nos conjuntos residenciais beberibe 1 e 2. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A expansão de assentamentos precários caracterizados pela informalidade, insalubridade, vulnerabilidade ambiental e dificuldade de acesso a serviços públicos e à infraestrutura urbana segue sendo um desafio para o alcance do Direito à Moradia Digna e consequentemente ocasionando o aumento dos índices de déficit habitacional nas grandes metrópoles. Nessa perspectiva, este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o impacto do processo de reassentamento das comunidades Portão do Gelo e Vila Miguel Arraes, localizadas às margens do Rio Beberibe, na zona norte da cidade do Recife, tomando como Estudo de Caso os Conjuntos Residenciais Beberibe I e II. A pesquisa aborda o início da ocupação marcada pela autoconstrução que deu origem às comunidades, seguida do processo de urbanização e implantação dos conjuntos através do Programa PROMETRÓPOLE-BIRD, concluindo com uma análise do processo de reassentamento das famílias. O estudo se pauta na revisão bibliográfica, na coleta e análise documental, na elaboração de material cartográfico e no estudo de campo, que contempla visitas in loco e aplicação de entrevistas semiestruturadas a moradores previamente selecionados, cuja discussão se pauta no Direito à Cidade e do Direito à Moradia. Para tanto, adota-se como parâmetros para a investigação os critérios de segurança jurídica, disponibilidade de serviços e infraestruturas, custo acessível, habitabilidade, localização e adequação cultural, definidos pelo Comitê sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU. Como resultados, o trabalho contribui com uma reflexão crítica sobre os processos de reassentamento como forma de intervenção urbana, demonstrando a importância da participação dos moradores no processo e as melhorias das condições de vida da população a partir da garantia de melhores condições de habitabilidade das novas residências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60023
Appears in Collections:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Ellen Karolyne Cavalcanti Bezerra.pdf5,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons