Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60065

Compartilhe esta página

Título: A (in)validade jurídica do argumento de inclusão regional: análise de sua correspondência com o ordenamento jurídico e a jurisprudência do TRF5
Autor(es): CARVALHO JÚNIOR, Paulo Roberto Bezerra de
Palavras-chave: Bonificação regional; Resoluções universitárias; Jurisprudência do TRF5
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: CARVALHO JÚNIOR, Paulo Roberto Bezerra de. A (in)validade jurídica do argumento de inclusão regional: análise de sua correspondência com o ordenamento jurídico e a jurisprudência do TRF5. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho examina a viabilidade jurídica das resoluções administrativas que instituem o argumento de inclusão regional para o ingresso em Universidades Federais situadas no campo de jurisdição do TRF5. Para isso, a pesquisa combina análise bibliográfica e jurisprudencial para tratar o conceito e os limites dos atos administrativos e avaliar as resoluções que instituem regramento sobre o argumento de inclusão regional. O objetivo central do trabalho é verificar a consonância dessa ação afirmativa com o ordenamento jurídico brasileiro, analisando precipuamente a jurisprudência adotada pelo TRF5. Catalogou-se as decisões proferidas pelo Tribunal, destacando os argumentos utilizados pelas Turmas para decidirem processos que questionam a legalidade dessas resoluções universitárias. Verificou-se o entendimento seguido pela Suprema Corte em matérias semelhantes. A avaliação da bonificação foi realizada a partir da articulação da doutrina, da jurisprudência e das implicações práticas das resoluções. O estudo conclui que os atos administrativos não podem disciplinar matérias além dos limites legais. Para que o argumento de inclusão seja válido, sua implementação deve advir de lei, atendendo aos critérios da razoabilidade e da proporcionalidade, sem comprometer a justa concorrência entre todos os candidatos, evitando a criação de reservas de vagas que possam excluir a possibilidade de disputa de candidatos não beneficiados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60065
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paulo Roberto Bezerra de Carvalho Júnior.pdf572,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons