Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60091

Share on

Title: A educação emocional no ambiente escolar: possibilidades e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: SILVA, Geovanna Correia Soares da
Keywords: Educação Emocional; Bem- Estar Emocional; Desempenho Escolar
Issue Date: 30-Sep-2024
Citation: SILVA, Geovanna Correia Soares da. A Educação Emocional no Ambiente Escolar: Possibilidades e Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este artigo explora a relação entre o bem-estar emocional e o desempenho escolar de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa com base em observações e entrevistas, o estudo destaca como a educação emocional no ambiente escolar pode influenciar o comportamento dos alunos, prevenir práticas de bullying e promover um ambiente mais inclusivo. A pesquisa analisou as estratégias de intervenção adotadas pelas professoras para fortalecer o bem-estar emocional dos estudantes e, consequentemente, melhorar seu desempenho escolar. Os relatos das professoras revelaram a falta de suporte para encaminhar os alunos tanto para avaliações quanto para acompanhamentos psicopedagógicos na rede pública. Além disso, constatou-se que a ausência de uma participação familiar mais ativa na escola impacta negativamente o desenvolvimento escolar das crianças. Assim, há uma necessidade urgente de políticas na rede que não apenas ampliem e aprimorem os mecanismos de encaminhamento para assistência psicopedagógica, mas também incentivem uma maior participação da família, agilizando o atendimento dos alunos e prevenindo o agravamento de suas necessidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60091
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Geovanna Correia Soares da Silva.pdf311,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons