Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60092

Share on

Title: O atendimento educacional especializado (aee): papel e importância no processo de inclusão de estudantes com deficiência motora
Authors: SILVA, Esthênia
Keywords: Inclusão; Atendimento Educacional Especializado (AEE); Estudante com deficiência; Deficiência motora
Issue Date: 8-Sep-2023
Citation: SILVA, Esthênia. O Atendimento Educacional Especializado (AEE): Papel e Importância no Processo de Inclusão de Estudantes com Deficiência Motora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente artigo objetivou analisar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) se desenvolve no processo de inclusão de estudantes com deficiência motora em uma escola da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Os objetivos específicos foram: analisar as práticas pedagógicas das professoras especialistas, identificar como ocorre a inclusão dos estudantes com deficiência motora e descrever os métodos utilizados nas atividades pedagógicas. Para tal, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e pesquisa de campo, com observações na escola e entrevista semiestruturada com a professora da Sala de Recursos Multifuncional. Pode-se constatar que, apesar dos impasses relacionados à infraestrutura da instituição de ensino, o AEE possui um papel fundamental na inclusão desses estudantes, pois através do seu desenvolvimento são criados recursos que possibilitam a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60092
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Esthênia Donnara de Santana Silva.pdf510,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons