Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60103

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Tony Meireles dos-
dc.contributor.authorABREU, Igor Lemos Valença Pinto de-
dc.date.accessioned2025-01-29T14:39:42Z-
dc.date.available2025-01-29T14:39:42Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2025-01-27-
dc.identifier.citationABREU, Igor Lemos Valença Pinto de. Percepções de alunos universitários sobre os impactos de participação de uma disciplina de surfe: uma análise integrada qualitativa e quantitativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60103-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a inclusão da disciplina de surfe no currículo do curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de avaliar os impactos nos benefícios percebidos pelos alunos. A pesquisa foi realizada por meio de um enfoque qualitativo e quantitativo, utilizando questionários de satisfação e entrevistas para coletar dados sobre as percepções dos discentes em relação à evolução de suas habilidades físicas e à melhoria de sua saúde geral, socialização, conscientização e profissionalismo. Os resultados indicam que os alunos relataram melhorias significativas em aspectos como resistência, força e controle corporal, além de um aumento na autoestima e na saúde mental. A análise revelou uma forte associação entre o nível de dedicação dos alunos e a sua percepção de evolução física no surfe, sublinhando a importância do engajamento nas atividades práticas. Conclui-se que a continuidade e a expansão da disciplina podem consolidar o surfe como uma modalidade relevante no ensino superior, promovendo benefícios físicos substanciais e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes em relação à saúde e ao meio ambiente.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectsurfept_BR
dc.subjectbenefícios físicospt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectformação cidadãpt_BR
dc.titlePercepções de alunos universitários sobre os impactos de participação de uma disciplina de surfe : uma análise integrada qualitativa e quantitativa.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7794391753923854pt_BR
dc.description.abstractxThis work analyzes the inclusion of the surfing discipline in the curriculum of the Physical Education course at the Federal University of Pernambuco (UFPE), with the aim of evaluating the impacts on the benefits perceived by students. The research was carried out using a qualitative and quantitative approach, using satisfaction questionnaires and interviews to collect data on students' perceptions regarding the evolution of their physical abilities and the improvement of their general health, socialization, awareness and professionalism. The results indicate that students reported significant improvements in aspects such as endurance, strength and body control, as well as an increase in self-esteem and mental health. The analysis revealed a strong association between the students' level of dedication and their perception of physical evolution in surfing, highlighting the importance of engagement in practical activities. It is concluded that the continuity and expansion of the discipline can consolidate surfing as a relevant modality in higher education, promoting substantial physical benefits and contributing to the formation of citizens who are aware of their health and the environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC IGOR LEMOS - BACHARELADO.pdf1,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons