Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60103
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Tony Meireles dos | - |
dc.contributor.author | ABREU, Igor Lemos Valença Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T14:39:42Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29T14:39:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-27 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Igor Lemos Valença Pinto de. Percepções de alunos universitários sobre os impactos de participação de uma disciplina de surfe: uma análise integrada qualitativa e quantitativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60103 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a inclusão da disciplina de surfe no currículo do curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de avaliar os impactos nos benefícios percebidos pelos alunos. A pesquisa foi realizada por meio de um enfoque qualitativo e quantitativo, utilizando questionários de satisfação e entrevistas para coletar dados sobre as percepções dos discentes em relação à evolução de suas habilidades físicas e à melhoria de sua saúde geral, socialização, conscientização e profissionalismo. Os resultados indicam que os alunos relataram melhorias significativas em aspectos como resistência, força e controle corporal, além de um aumento na autoestima e na saúde mental. A análise revelou uma forte associação entre o nível de dedicação dos alunos e a sua percepção de evolução física no surfe, sublinhando a importância do engajamento nas atividades práticas. Conclui-se que a continuidade e a expansão da disciplina podem consolidar o surfe como uma modalidade relevante no ensino superior, promovendo benefícios físicos substanciais e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes em relação à saúde e ao meio ambiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | surfe | pt_BR |
dc.subject | benefícios físicos | pt_BR |
dc.subject | saúde mental | pt_BR |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.subject | formação cidadã | pt_BR |
dc.title | Percepções de alunos universitários sobre os impactos de participação de uma disciplina de surfe : uma análise integrada qualitativa e quantitativa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7794391753923854 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work analyzes the inclusion of the surfing discipline in the curriculum of the Physical Education course at the Federal University of Pernambuco (UFPE), with the aim of evaluating the impacts on the benefits perceived by students. The research was carried out using a qualitative and quantitative approach, using satisfaction questionnaires and interviews to collect data on students' perceptions regarding the evolution of their physical abilities and the improvement of their general health, socialization, awareness and professionalism. The results indicate that students reported significant improvements in aspects such as endurance, strength and body control, as well as an increase in self-esteem and mental health. The analysis revealed a strong association between the students' level of dedication and their perception of physical evolution in surfing, highlighting the importance of engagement in practical activities. It is concluded that the continuity and expansion of the discipline can consolidate surfing as a relevant modality in higher education, promoting substantial physical benefits and contributing to the formation of citizens who are aware of their health and the environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC IGOR LEMOS - BACHARELADO.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons