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Título : Percepções de alunos universitários sobre os impactos de participação de uma disciplina de surfe : uma análise integrada qualitativa e quantitativa.
Autor : ABREU, Igor Lemos Valença Pinto de
Palabras clave : surfe; benefícios físicos; saúde mental; educação física; formação cidadã
Fecha de publicación : 25-oct-2024
Citación : ABREU, Igor Lemos Valença Pinto de. Percepções de alunos universitários sobre os impactos de participação de uma disciplina de surfe: uma análise integrada qualitativa e quantitativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente trabalho analisa a inclusão da disciplina de surfe no currículo do curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de avaliar os impactos nos benefícios percebidos pelos alunos. A pesquisa foi realizada por meio de um enfoque qualitativo e quantitativo, utilizando questionários de satisfação e entrevistas para coletar dados sobre as percepções dos discentes em relação à evolução de suas habilidades físicas e à melhoria de sua saúde geral, socialização, conscientização e profissionalismo. Os resultados indicam que os alunos relataram melhorias significativas em aspectos como resistência, força e controle corporal, além de um aumento na autoestima e na saúde mental. A análise revelou uma forte associação entre o nível de dedicação dos alunos e a sua percepção de evolução física no surfe, sublinhando a importância do engajamento nas atividades práticas. Conclui-se que a continuidade e a expansão da disciplina podem consolidar o surfe como uma modalidade relevante no ensino superior, promovendo benefícios físicos substanciais e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes em relação à saúde e ao meio ambiente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60103
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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