Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60120

Compartilhe esta página

Título: O Letramento Racial na Educação Infantil: O papel docente na construção de uma educação antirracista.
Autor(es): SILVA, Luana Gonçalo da
Palavras-chave: Educação Infantil; Letramento Racial; Práticas Pedagógicas Antirracistas
Data do documento: 1-Abr-2024
Citação: SILVA, Luana. O Letramento Racial na Educação Infantil: O papel docente na construção de uma educação antirracista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Nesse estudo buscou-se enfatizar a importância do letramento racial e das práticas antirracistas na Educação Infantil. Destacamos que a comunidade escolar vivencia casos de racismo, causando marcas profundas nas crianças desde a primeira infância (UNICEF, 2023). Desse modo, além da defesa das garantias legais e institucionais para o estabelecimento de currículos que contemplem com responsabilidade e criticidade as relações étnico-raciais, é preciso assumir o compromisso individual com uma pedagogia engajada, antirracista e que vise romper com as lógicas coloniais. Tivemos como objetivo geral analisar as concepções das docentes sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. A pesquisa aponta pequenos avanços, mas indica que a temática das relações étnico-raciais ainda é trabalhada na escola de forma estereotipada, no dia da Consciência Negra, em novembro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60120
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luana Gonçalo da Silva.pdf249,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons