Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60124

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorANDRADE, Fabiany Constancia de Souza-
dc.date.accessioned2025-01-29T20:34:35Z-
dc.date.available2025-01-29T20:34:35Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.date.submitted2025-01-21-
dc.identifier.citationANDRADE, Fabiany C. de Souza. Os desafios da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental com o uso da tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60124-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por docentes da educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais na introdução da Tecnologia Assistiva (TA) como ferramenta no processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiência. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade do Recife - PE, e foram feitas observações nas Salas de Recursos Multimídia (SRM) e nas salas de aulas regulares, bem como entrevistas com docentes, gestores e professores especialistas. Percebemos que não há comunicação efetiva entre as profissionais do AEE e os docentes da sala de aula regular para que o uso da TA ultrapasse as paredes da SRM e seja inserido no dia a dia dos estudantes com deficiência, principalmente por falta de conhecimento dos docentes a respeito das TAs disponíveis, que em sua maioria relata não ter recebido formação específica, além de enfrentarem dificuldades para que a inclusão ocorra, seja do ponto de vista de falta de recursos, de apoio especializado e de tempo para o planejamento individualizado. A gestão escolar propicia um ambiente inclusivo, dando autonomia à equipe e promovendo encontros entre o AEE e os docentes, além de mobilizar recursos para a aquisição de novas TAs.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleOs desafios da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental com o uso da tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6144590005292296pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fabiany Constancia de Souza Andrade.pdf468,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons