Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60124

Share on

Title: Os desafios da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental com o uso da tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão escolar
Authors: ANDRADE, Fabiany Constancia de Souza
Keywords: Tecnologia assistiva; Educação; Inclusão escolar; Pessoa com deficiência
Issue Date: 8-Oct-2024
Citation: ANDRADE, Fabiany C. de Souza. Os desafios da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental com o uso da tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por docentes da educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais na introdução da Tecnologia Assistiva (TA) como ferramenta no processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiência. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade do Recife - PE, e foram feitas observações nas Salas de Recursos Multimídia (SRM) e nas salas de aulas regulares, bem como entrevistas com docentes, gestores e professores especialistas. Percebemos que não há comunicação efetiva entre as profissionais do AEE e os docentes da sala de aula regular para que o uso da TA ultrapasse as paredes da SRM e seja inserido no dia a dia dos estudantes com deficiência, principalmente por falta de conhecimento dos docentes a respeito das TAs disponíveis, que em sua maioria relata não ter recebido formação específica, além de enfrentarem dificuldades para que a inclusão ocorra, seja do ponto de vista de falta de recursos, de apoio especializado e de tempo para o planejamento individualizado. A gestão escolar propicia um ambiente inclusivo, dando autonomia à equipe e promovendo encontros entre o AEE e os docentes, além de mobilizar recursos para a aquisição de novas TAs.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60124
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Fabiany Constancia de Souza Andrade.pdf468,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons