Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60183
Comparte esta pagina
Título : | Conselhos escolares: modos de atuação e contribuições para o processo de democratização da gestão escolar |
Autor : | SANTANA, Naára Maria alves de |
Palabras clave : | Conselho Escolar; Atuação; Democratização; Gestão Escolar |
Fecha de publicación : | 1-oct-2024 |
Citación : | SANTANA, Naára Maria Alves de. Conselhos Escolares: Modos de atuação e contribuições para o processo de democratização da Gestão Escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O objetivo desta pesquisa foi identificar como os Conselhos Escolares se organizam, funcionam e contribuem para a democratização da gestão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de campo, desenvolvida em três escolas municipais do Recife. O estudo foi realizado utilizando-se a entrevista semiestruturada. Participaram 12 representantes de diferentes segmentos do Conselho Escolar, a saber: gestão, família/comunidade, funcionários e professores. Organizamos os depoimentos das entrevistas em categorias, que demonstram as formas de ingresso dos representantes na função; finalidades e composição; frequência às reuniões e modos de registro; pautas das reuniões; autonomia e poder de decisão dos representantes; contribuições do conselho para melhoria do trabalho e democratização da gestão escolar. Os achados da pesquisa convergem para a compreensão do Conselho Escolar como uma instância relevante nas escolas e, mesmo que não venha funcionando a contento, tem potencial para democratizar a escola pública. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60183 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- NAÁRA MARIA ALVES DE SANTANA.docx.pdf | 341,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons