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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60235

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Title: Qualidade dos relatórios de sustentabilidade e os traços narcisistas dos CEOs de empresas brasileiras
Authors: DUDA, Edivaldo do Nascimento
Keywords: Narcisismo dos CEOs; Relatórios de sustentabilidade; Governança corporativa; Qualidade dos relatórios; Imagem pública
Issue Date: 6-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: DUDA, Edivaldo do Nascimento. Qualidade dos relatórios de sustentabilidade e os traços narcisistas dos CEOs de empresas brasileiras. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta tese teve como objetivo analisar a relação entre os traços narcisistas dos Chief Executive Officer (CEOs) e a qualidade dos relatórios de sustentabilidade das empresas brasileiras listadas na B3, à luz da Teoria dos Escalões Superiores (TES). O estudo propõe que os traços narcisistas dos CEOs influenciam as decisões corporativas relacionadas à sustentabilidade, afetando a forma como as informações são apresentadas nos relatórios anuais das empresas. Em particular, duas hipóteses foram testadas: (i) Os traços narcisistas dos CEOs estão negativamente relacionados à relevância das informações contidas nos relatórios de sustentabilidade das companhias brasileiras listadas na B3, e (ii) os mesmos traços estão negativamente relacionados à credibilidade das informações divulgadas. Para mensurar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade, utilizou-se um checklist de avaliação composto por 17 critérios agrupados em duas categorias, sendo 11 critérios na categoria de relevância e 6 critérios na categoria credibilidade da informação. A análise dos dados se deu por meio da técnica de regressões quantílicas, permitindo a observação dos efeitos do narcisismo dos CEOs em diferentes quantis de relevância e credibilidade dos relatórios de sustentabilidade. A amostra foi composta por empresas brasileiras listadas na B3, considerando o horizonte temporal entre os anos de 2012 e 2023, utilizando o tamanho das fotos e das assinaturas dos CEOs, além do uso de pronomes pessoais, como proxies para capturar os traços narcisistas. Os resultados revelaram que, enquanto os CEOs com traços narcisistas tendem a aumentar a qualidade dos relatórios em alguns contextos, priorizando sua autopromoção, esse comportamento também pode levar à manipulação das informações, comprometendo a transparência e a precisão dos dados. A relação negativa entre os traços narcisistas e a credibilidade dos relatórios foi substanciada, indicando que a manipulação das informações pode ser uma consequência do desejo dos CEOs de melhorar sua imagem pública. Além disso, a pesquisa destacou a importância de uma governança corporativa robusta, especialmente a separação das funções de CEO e presidente do conselho, como fator essencial para mitigar os impactos negativos do narcisismo na relevância e credibilidade dos relatórios de sustentabilidade. As contribuições teóricas do estudo avançam sobre a compreensão da interação entre as características individuais dos líderes e as práticas de sustentabilidade, aplicando a TES ao contexto corporativo brasileiro. A pesquisa também fornece insights práticos sobre como as empresas podem melhorar suas práticas de governança para garantir maior transparência e confiabilidade na comunicação das ações sustentáveis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60235
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciências Contábeis

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