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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60465

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSENA, Sandro Márcio Moura de-
dc.contributor.authorCORREIA, Beatriz Moura Barreto de Barros-
dc.date.accessioned2025-02-19T19:44:21Z-
dc.date.available2025-02-19T19:44:21Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.date.submitted2025-02-19-
dc.identifier.citationCORREIA, Beatriz Moura Barreto de Barros. Uma abordagem heideggeriana acerca da possibilidade do ensino como um jogo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60465-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo visa interpretar a atividade pedagógica sob a luz do fenômeno do jogo, para, em seguida, explicitar que apenas podemos jogar o jogo pedagógico, porque o jogar é constitutivo da nossa própria humanidade. Para isso, procuraremos elucidar as principais características do fenômeno do jogo, na intenção de interpretar o ensino enquanto um jogar e, em seguida, o próprio modo de ser “existência” como um jogo. Em um primeiro momento, devemos expor a concepção de jogo do Huizinga, pois ela nos dará as descrições necessárias para compreendermos o que caracteriza um jogo. Em seguida vamos aplicar as características fundamentais - dadas pelo Huizinga - ao processo de ensino e aprendizagem, em que os professores e os alunos serão interpretados como jogadores e a sala de aula será o espaço de jogo. Por fim, a partir da fenomenologia heideggeriana, vamos elaborar o jogo em sentido ontológico-existencial, para expor que o ensino apenas pode ser considerado um jogo porque somos constituídos de uma forma ou de outra ontologicamente pelo jogar.pt_BR
dc.format.extent14p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo pedagógicopt_BR
dc.subjectFenomenologia-existencialpt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUma abordagem heideggeriana acerca da possibilidade do ensino como um jogopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3647662958192280pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4020907438721922pt_BR
dc.description.abstractxThe present article aims to interpret pedagogical activity in light of the game phenomenon, and then to clarify that we can only play the pedagogical game because playing is constitutive of humanity itself. To achieve this, we will seek to elucidate the main characteristics of the game phenomenon, with the intention of interpreting teaching as a form of play, and subsequently, the way of Being “existence” itself as a game. In the first moment, we must present Huizinga's conception of play, as it will provide the necessary descriptions to understand what characterizes a game. Next, we will apply the fundamental characteristics - outlined by Huizinga - to the teaching and learning process, where teachers and students will be interpreted as players and the classroom will be their space for play. Finally, based on Heideggerian phenomenology, we will elaborate the game phenomenon in an ontological-existential sense, to demonstrate that teaching can only be considered a game because we are, in one way or another, ontologically constituted by game.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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