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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60465

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Title: Uma abordagem heideggeriana acerca da possibilidade do ensino como um jogo
Authors: CORREIA, Beatriz Moura Barreto de Barros
Keywords: Jogo pedagógico; Fenomenologia-existencial; Heidegger; Ensino
Issue Date: 17-Feb-2025
Citation: CORREIA, Beatriz Moura Barreto de Barros. Uma abordagem heideggeriana acerca da possibilidade do ensino como um jogo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente artigo visa interpretar a atividade pedagógica sob a luz do fenômeno do jogo, para, em seguida, explicitar que apenas podemos jogar o jogo pedagógico, porque o jogar é constitutivo da nossa própria humanidade. Para isso, procuraremos elucidar as principais características do fenômeno do jogo, na intenção de interpretar o ensino enquanto um jogar e, em seguida, o próprio modo de ser “existência” como um jogo. Em um primeiro momento, devemos expor a concepção de jogo do Huizinga, pois ela nos dará as descrições necessárias para compreendermos o que caracteriza um jogo. Em seguida vamos aplicar as características fundamentais - dadas pelo Huizinga - ao processo de ensino e aprendizagem, em que os professores e os alunos serão interpretados como jogadores e a sala de aula será o espaço de jogo. Por fim, a partir da fenomenologia heideggeriana, vamos elaborar o jogo em sentido ontológico-existencial, para expor que o ensino apenas pode ser considerado um jogo porque somos constituídos de uma forma ou de outra ontologicamente pelo jogar.
Description: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60465
Appears in Collections:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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