Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60465
Comparte esta pagina
Título : | Uma abordagem heideggeriana acerca da possibilidade do ensino como um jogo |
Autor : | CORREIA, Beatriz Moura Barreto de Barros |
Palabras clave : | Jogo pedagógico; Fenomenologia-existencial; Heidegger; Ensino |
Fecha de publicación : | 17-feb-2025 |
Citación : | CORREIA, Beatriz Moura Barreto de Barros. Uma abordagem heideggeriana acerca da possibilidade do ensino como um jogo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O presente artigo visa interpretar a atividade pedagógica sob a luz do fenômeno do jogo, para, em seguida, explicitar que apenas podemos jogar o jogo pedagógico, porque o jogar é constitutivo da nossa própria humanidade. Para isso, procuraremos elucidar as principais características do fenômeno do jogo, na intenção de interpretar o ensino enquanto um jogar e, em seguida, o próprio modo de ser “existência” como um jogo. Em um primeiro momento, devemos expor a concepção de jogo do Huizinga, pois ela nos dará as descrições necessárias para compreendermos o que caracteriza um jogo. Em seguida vamos aplicar as características fundamentais - dadas pelo Huizinga - ao processo de ensino e aprendizagem, em que os professores e os alunos serão interpretados como jogadores e a sala de aula será o espaço de jogo. Por fim, a partir da fenomenologia heideggeriana, vamos elaborar o jogo em sentido ontológico-existencial, para expor que o ensino apenas pode ser considerado um jogo porque somos constituídos de uma forma ou de outra ontologicamente pelo jogar. |
Descripción : | 10 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60465 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Beatriz Moura Barreto de Barros Correia.pdf | 200,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons