Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60500

Compartilhe esta página

Título: Mulheres, violência e pandemia: sobre(vivências) do trabalho acolhedor desenvolvido pela equipe do Centro de Referência da Mulher de Caruaru/PE, em um cenário pandêmico
Autor(es): LIMA, Milwia Thamiris Anjos de
Palavras-chave: narrativas de si; mulheres; violência; pandemia
Data do documento: 29-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Milwia Thamiris Anjos de. Mulheres, violência e pandemia : sobre(vivências) do trabalho acolhedor desenvolvido pela equipe do Centro de Referência da Mulher de Caruaru/PE, em um cenário pandêmico. 2024 Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As mulheres que, historicamente, vivenciam os fatores sociais da violência sob aspectos patriarcais e machistas tiveram, durante o contexto instaurado pela pandemia da covid-19, o agravamento dessa situação. Com o aumento dos índices de violência doméstica e familiar contra as mulheres, os serviços atuantes na Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (REVCM) também puderam sentir o aumento das demandas,como é o caso dos Centros de Referências da Mulher(CRM), equipamento pertencente a essa REVCM e que, comumente, é porta de entrada para mulheres vítimas que desejam romper o ciclo da violência. Nesse sentido, essa pesquisa se desenvolveu a partir da análise das narrativas da equipe técnica do Centro de Referência da Mulher de Caruaru, sob a égide de um trabalho desenvolvido por mulheres e para mulheres, com um recorte temporal marcado pela incidência da pandemia. Um cenário em que as mulheresexerciam o acolhimento como instrumento laboral, por meio de um ofício tido como essencial para as mulheres que precisavam do serviço, mas cuja essencialidade não era reconhecida no contexto da pandemia. Trata-se de uma pesquisa construída sob os aspectos das narrativas de si da autora, haja vista que esta, juntamente com as profissionais sujeitas da análise, também atuou no equipamento. Para tanto, a pesquisa partiu de dois aspectos: o primeiro foi a análise dos dados oriundos do quantitativo de atendimentos realizados no período anterior, que antecedeu a pandemia, e o segundo, e maior aspecto, se deu a partir da análise das narrativas de si, sob a perspectiva da epistemologia feminista, buscando compreender como o acolhimento de mulheres vítimas de violência reflete nas vidas pessoais e profissionais de quem acolhe no seu sentido laboral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60500
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Milwia Thamiris Anjos de Lima.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons