Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60611
Compartilhe esta página
Título: | A ciência e o sujeito cientista: análise do discurso de estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes |
Autor(es): | SILVA, Keylla Michelline Miranda da |
Palavras-chave: | Ciência; Cientista; Ensino Fundamental; Discurso |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Keylla Michelline Miranda da Silva. CIÊNCIA E O SUJEITO CIENTISTA: análise do discurso de estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federa de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Como a Ciência e a pessoa cientista é compreendida por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental é o mote desta pesquisa, a qual buscou identificar os enunciados e efeitos de verdade sobre essas duas categorias em textos produzidos nas aulas de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Utilizando a análise arqueogenealógica de Foucault, 26 textos produzidos por estudantes do sexto ao nono ano em uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes no ano de 2017 foram analisados. Os enunciados identificados revelam que, para este grupo de estudantes, descobrir é a principal ação da Ciência e da pessoa cientista, e para que isso ocorra há um método, um jeito de fazer, sendo necessário pensar e estudar bastante. As ideias deste grupo de estudantes se alinham com as principais escolas da Filosofia da Ciência, tais como Objetivismo, Programas de pesquisas, de Lakatos e Estruturalista, de Khun. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60611 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Keylla Michelline Miranda da Silva.pdf | 712,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons