Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60611

Compartilhe esta página

Título: A ciência e o sujeito cientista: análise do discurso de estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes
Autor(es): SILVA, Keylla Michelline Miranda da
Palavras-chave: Ciência; Cientista; Ensino Fundamental; Discurso
Data do documento: 10-Out-2024
Citação: SILVA, Keylla Michelline Miranda da Silva. CIÊNCIA E O SUJEITO CIENTISTA: análise do discurso de estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federa de Pernambuco, Recife, 2024.  
Abstract: Como a Ciência e a pessoa cientista é compreendida por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental é o mote desta pesquisa, a qual buscou identificar os enunciados e efeitos de verdade sobre essas duas categorias em textos produzidos nas aulas de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Utilizando a análise arqueogenealógica de Foucault, 26 textos produzidos por estudantes do sexto ao nono ano em uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes no ano de 2017 foram analisados. Os enunciados identificados revelam que, para este grupo de estudantes, descobrir é a principal ação da Ciência e da pessoa cientista, e para que isso ocorra há um método, um jeito de fazer, sendo necessário pensar e estudar bastante. As ideias deste grupo de estudantes se alinham com as principais escolas da Filosofia da Ciência, tais como Objetivismo, Programas de pesquisas, de Lakatos e Estruturalista, de Khun. 
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60611
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Keylla Michelline Miranda da Silva.pdf712,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons