Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60963
Comparte esta pagina
Título : | O banho de bebês na rotina da Educação Infantil: percepções de professores de creches municipais do Recife |
Autor : | NEVES, Maria Eduarda dos Santos |
Palabras clave : | Educação infantil; Creche; Banho; Infância |
Fecha de publicación : | 10-oct-2024 |
Citación : | NEVES, Maria Eduarda dos Santos. O banho de bebês na rotina da Educação Infantil: percepções de professores de creches municipais do Recife. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O estudo investiga as percepções de professores da rede municipal de Recife sobre o momento do banho na creche, com foco em sua importância para o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças e a intencionalidade pedagógica no planejamento dessa prática. A pesquisa destaca que, embora o banho muitas vezes seja visto apenas como uma tarefa de cuidado básico, potencialmente, é um momento de aprendizado e interação afetiva, essencial para o fortalecimento de vínculos, autonomia e autoestima da criança. A fim de compreender a percepção de professores de creche sobre essa atividade na rotina dos cuidados, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores, de Berçário e Grupo I, da rede municipal do Recife. Os resultados mostram que o banho transcende a higiene, configurando-se como uma oportunidade de construção de vínculo entre o adulto e o bebê, na qual o professor atua como mediador, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60963 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2_ MARIA EDUARDA NEVES_ versão final_.pdf | 716,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons