Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60963

Comparte esta pagina

Título : O banho de bebês na rotina da Educação Infantil: percepções de professores de creches municipais do Recife
Autor : NEVES, Maria Eduarda dos Santos
Palabras clave : Educação infantil; Creche; Banho; Infância
Fecha de publicación : 10-oct-2024
Citación : NEVES, Maria Eduarda dos Santos. O banho de bebês na rotina da Educação Infantil: percepções de professores de creches municipais do Recife. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O estudo investiga as percepções de professores da rede municipal de Recife sobre o momento do banho na creche, com foco em sua importância para o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças e a intencionalidade pedagógica no planejamento dessa prática. A pesquisa destaca que, embora o banho muitas vezes seja visto apenas como uma tarefa de cuidado básico, potencialmente, é um momento de aprendizado e interação afetiva, essencial para o fortalecimento de vínculos, autonomia e autoestima da criança. A fim de compreender a percepção de professores de creche sobre essa atividade na rotina dos cuidados, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores, de Berçário e Grupo I, da rede municipal do Recife. Os resultados mostram que o banho transcende a higiene, configurando-se como uma oportunidade de construção de vínculo entre o adulto e o bebê, na qual o professor atua como mediador, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60963
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC2_ MARIA EDUARDA NEVES_ versão final_.pdf716,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons