Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60971

Compartilhe esta página

Título: Padrões de distribuição, tipologias e características geomorfológicas das marmitas de dissolução do semiárido pernambucano
Autor(es): CABRAL, Cláudio José
Palavras-chave: Marmitas de dissolução; Rochas cristalinas; Semiárido Pernambucano
Data do documento: 25-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CABRAL, Cláudio José. Padrões de distribuição, tipologias e características geomorfológicas das marmitas de dissolução do semiárido pernambucano. 2022. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: As marmitas de dissolução são microformas de relevo originadas a partir da correlação entre a dinâmica interna associada aos fenômenos intempéricos e erosivos, que configuram dinâmica processual da paisagem terrestre. Estas formas de relevo estão distribuídas, em sua maioria, nas regiões onde dominam os climas secos (áridos ou semiáridos), onde o regime tectônico- estrutural apresenta marcas de forte estabilidade. Em Pernambuco a ocorrência dessas formas é reportada em 38 municípios, exibindo geometrias e dimensões variadas. A pesquisa buscou compreender quais são os principais fatores condicionantes para a ocorrência dessas microfeições e o seu padrão de distribuição espacial, no contexto do semiárido pernambucano, tomando como referência a investigação de três áreas: Distrito de Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, Distrito de Conceição das Crioulas e Sítio Arqueológico Lagoa Uri de Cima, localizados no município de Salgueiro. Para tanto, foi necessário fazer uso de um encadeamento de metodologias e técnicas de investigação que possibilitassem uma maior compreensão acerca da gênese, evolução e fisiologia do objeto de estudo, no contexto das paisagens secas de Pernambuco. A metodologia empregada baseou-se na identificação das áreas de ocorrências de marmitas e descrição das geoformas, a partir da literatura acadêmico-científica, uso de SIGs, imagens de satélites, técnicas de sensoriamento remoto, geoprocessamento, análise petrográfica e geoquímica. Tais procedimentos contribuíram para a compreensão da distribuição espacial e os tipos de relevos associados à sua ocorrência. A partir dos dados levantados em campo, processados e analisados em laboratório, foi possível traçar parâmetros indicativos dos fatores endógenos e exógenos envolvidos na gênese de tais formas. Os resultados reafirmam a importância do estudo na busca por uma melhor compreensão das dinâmicas superficial e sub-superficial vigentes nas paisagens secas do Nordeste Brasileiro, nos contextos atual e pretérito, sob a luz de uma abordagem morfoestrutural e morfoclimática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60971
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Claudio Jose Cabral.pdf15,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons