Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61906
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROAZZI, Antonio | - |
dc.contributor.author | MARQUES, Jéssica Daniele Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T14:10:17Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T14:10:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Jéssica Daniele Moreira. Controle inibitório na infância : validação de instrumento informatizado em formato de jogo eletrônico. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61906 | - |
dc.description.abstract | As funções executivas (FE), reconhecidas como competências de autorregulação, são essenciais para o funcionamento cognitivo eficaz e para a realização de conquistas humanas em geral, englobando um conjunto de habilidades cognitivas de alto nível que estão ligadas ao planejamento, a execução e ao monitoramento de comportamentos orientados para metas. Reconhece-se a importância de avaliar as FE memória de trabalho (MT), controle inibitório (CI) e flexibilidade cognitiva (FC) em diferentes idades, e sobretudo na infância, que se caracteriza enquanto um período crítico para o desenvolvimento dessas habilidades e para a manifestação de possíveis disfunções executivas. Todavia, além da limitada disponibilidade de testes específicos que possuem características de validade e precisão na avaliação das FE, destaca-se a particular escassez de instrumentos informatizados, bem como construídos via teoria de resposta ao item (TRI). Nessa direção, o presente estudo objetivou avaliar as propriedades psicométricas de um instrumento informatizado em formato de jogo eletrônico para avaliação neuropsicológica do controle inibitório (CI), um dos componentes das FE, em crianças nordestinas, identificando especificamente aspectos de sua confiabilidade e validade. Para tanto foi empreendido um estudo exploratório transversal com uma amostra de 138 crianças de ambos os sexos, matriculadas em escolas da rede pública e com idades entre 7 e 12 anos. Os participantes foram avaliados a partir da aplicação dos instrumentos Neupsilin- Inf, Five Digit Test – FDT, Bateria Psicológica da Atenção – BPA, Stroop versão “Dia e Noite”, questionário sociodemográfico e do Instrumento Informatizado de Avaliação do CI. Foram utilizadas para a análise dos dados técnicas estatísticas descritivas, de correlação, de TRI e multidimensionais. Os resultados indicaram que o instrumento apresentou boa consistência interna e ajuste aos parâmetros do modelo logístico de três parâmetros da TRI. Ademais, as correlações identificadas entre os resultados do instrumento informatizado e os critérios CI, MT, FC e atenção foram significativas. Portanto, e considerando a demanda por testes específicos e com indícios de validade e fidedignidade, o instrumento informatizado demonstrou boas propriedades psicométricas com base na estrutura interna e em variáveis critério concorrentes, sendo uma ferramenta potencialmente útil para a avaliação do CI. Todavia, limitações como o tamanho amostral e a não inclusão de crianças de outras regiões do país precisam ser consideradas, de modo que, para melhores especificações, demanda-se por mais pesquisas com o instrumento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | funções executivas | pt_BR |
dc.subject | crianças | pt_BR |
dc.subject | controle inibitório | pt_BR |
dc.subject | avaliação | pt_BR |
dc.subject | instrumento informatizado | pt_BR |
dc.title | Controle inibitório na infância : validação de instrumento informatizado em formato de jogo eletrônico | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MELO, Monilly Ramos Araujo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5506490734808241 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6108730498633062 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Executive functions (EF), recognized as self-regulation skills, are essential for effective cognitive functioning and for the achievement of human achievements in general, encompassing a set of high-level cognitive skills that are linked to planning, execution and monitoring of goal-oriented behaviors. The importance of evaluating EF working memory (WM), inhibitory control (IC) and cognitive flexibility (CF) at different ages is recognized, and especially in childhood, which is characterized as a critical period for the development of these skills and for the emergence of possible executive dysfunctions. However, in addition to the limited availability of specific tests that have validity and precision characteristics in the assessment of EF, the particular scarcity of computerized instruments stands out, as well as those constructed via item response theory (IRT). In this sense, the present study aimed to evaluate the psychometric properties of a computerized instrument in electronic game format for neuropsychological assessment of inhibitory control (IC), one of the components of EF, in northeastern children, specifically identifying aspects of its reliability and validity. To this end, an exploratory cross-sectional study was undertaken with a sample of 138 children of both sexes and aged between 7 and 12 years. Participants were assessed using the Neupsilin- Inf, Five Digit Test – FDT, Psychological Attention Battery – BPA, Stroop “Day and Night” version, sociodemographic questionnaire and the IC Computerized Assessment Instrument. Descriptive statistical, correlation, IRT and multidimensional statistical techniques were used to analyze the data. The results indicated that the instrument presented good internal consistency and adjustment to the parameters of the IRT three-parameter logistic model. Furthermore, the correlations identified between the results of the computerized instrument and the IC, WM, CF and attention criteria were significant. Therefore, and considering the demand for specific tests with evidence of validity, the computerized instrument demonstrated good psychometric properties based on the internal structure and competing criterion variables, being a potentially useful tool for assessing IC. However, limitations such as sample size and the non-inclusion of children from other regions of the country need to be considered, so that, for better specifications, more research with the instrument is required. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3029090915971102 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jessica Daniele Moreira Marques.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons