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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61906

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Título: Controle inibitório na infância : validação de instrumento informatizado em formato de jogo eletrônico
Autor(es): MARQUES, Jéssica Daniele Moreira
Palavras-chave: funções executivas; crianças; controle inibitório; avaliação; instrumento informatizado
Data do documento: 29-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARQUES, Jéssica Daniele Moreira. Controle inibitório na infância : validação de instrumento informatizado em formato de jogo eletrônico. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As funções executivas (FE), reconhecidas como competências de autorregulação, são essenciais para o funcionamento cognitivo eficaz e para a realização de conquistas humanas em geral, englobando um conjunto de habilidades cognitivas de alto nível que estão ligadas ao planejamento, a execução e ao monitoramento de comportamentos orientados para metas. Reconhece-se a importância de avaliar as FE memória de trabalho (MT), controle inibitório (CI) e flexibilidade cognitiva (FC) em diferentes idades, e sobretudo na infância, que se caracteriza enquanto um período crítico para o desenvolvimento dessas habilidades e para a manifestação de possíveis disfunções executivas. Todavia, além da limitada disponibilidade de testes específicos que possuem características de validade e precisão na avaliação das FE, destaca-se a particular escassez de instrumentos informatizados, bem como construídos via teoria de resposta ao item (TRI). Nessa direção, o presente estudo objetivou avaliar as propriedades psicométricas de um instrumento informatizado em formato de jogo eletrônico para avaliação neuropsicológica do controle inibitório (CI), um dos componentes das FE, em crianças nordestinas, identificando especificamente aspectos de sua confiabilidade e validade. Para tanto foi empreendido um estudo exploratório transversal com uma amostra de 138 crianças de ambos os sexos, matriculadas em escolas da rede pública e com idades entre 7 e 12 anos. Os participantes foram avaliados a partir da aplicação dos instrumentos Neupsilin- Inf, Five Digit Test – FDT, Bateria Psicológica da Atenção – BPA, Stroop versão “Dia e Noite”, questionário sociodemográfico e do Instrumento Informatizado de Avaliação do CI. Foram utilizadas para a análise dos dados técnicas estatísticas descritivas, de correlação, de TRI e multidimensionais. Os resultados indicaram que o instrumento apresentou boa consistência interna e ajuste aos parâmetros do modelo logístico de três parâmetros da TRI. Ademais, as correlações identificadas entre os resultados do instrumento informatizado e os critérios CI, MT, FC e atenção foram significativas. Portanto, e considerando a demanda por testes específicos e com indícios de validade e fidedignidade, o instrumento informatizado demonstrou boas propriedades psicométricas com base na estrutura interna e em variáveis critério concorrentes, sendo uma ferramenta potencialmente útil para a avaliação do CI. Todavia, limitações como o tamanho amostral e a não inclusão de crianças de outras regiões do país precisam ser consideradas, de modo que, para melhores especificações, demanda-se por mais pesquisas com o instrumento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61906
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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