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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Renata Maria Toscano Barreto Lyra-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Miguel Iago Batista Neves-
dc.date.accessioned2025-03-21T13:53:34Z-
dc.date.available2025-03-21T13:53:34Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Miguel Iago Batista Neves. Os fundamentos neurocognitivos do fazer musical instrumental: um estudo exploratório. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61944-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento de medida neurocognitivo para o fazer musical instrumental (FMI), investigando os processos mentais subjacentes à prática instrumental. A hipótese sugere que os construtos de localização, medição, tonificação e diferenciação estão associados, respectivamente, às propriedades de altura, duração, intensidade e timbre. O FMI é um conceito novo, que engloba ações motoras e cognitivas necessárias à execução musical, diferenciando-se de termos como "técnica instrumental" e "performance musical", por incluir os processos mentais que as fundamentam. Os construtos — localização, medição, tonificação e diferenciação — sustentam as categorias executáveis, que traduzem essas propriedades em ações durante a performance. O estudo, de caráter quantitativo e transversal, envolveu 20 participantes divididos em quatro grupos conforme o nível instrumental. Foram aplicados quatro testes psicométricos (Procurar Símbolos, Aritmética, Teste dos Cinco Dígitos e Raciocínio Matricial) para avaliar as habilidades cognitivas e quatro testes psicofísicos inéditos, criados neste estudo: Teste Psicofísico de Relações de Altura do Som (TPRAS), Teste Psicofísico de Relações de Duração do Som (TPRDS), Teste Psicofísico de Relações de Intensidade do Som (TPRIS) e Teste Psicofísico de Relações de Timbre do Som (TPRTS). Os resultados indicam associações entre os construtos e as categorias perceptivas, apontando para a complexidade neurocognitiva da prática instrumental. No entanto, estudos adicionais com amostras maiores são necessários para confirmar a hipótese. A principal contribuição deste estudo é a criação de um modelo que articula construtos mentais e categorias executáveis, oferecendo uma nova abordagem para a pedagogia musical, com foco em práticas inclusivas e democratizadoras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFazer musical instrumentalpt_BR
dc.subjectNeurocogniçãopt_BR
dc.subjectPrática instrumentalpt_BR
dc.subjectCognição musicalpt_BR
dc.subjectNeuroplasticidadept_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titleOs fundamentos neurocognitivos do fazer musical instrumental : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLOURO, Viviane dos Santos-
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9587883167446945pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to develop a neurocognitive measurement tool for instrumental music-making (FMI), investigating the mental processes underlying instrumental practice. The hypothesis suggests that the constructs of localization, measurement, tonification, and differentiation are associated, respectively, with the musical fact properties of height, duration, intensity, and timbre. FMI is a new concept that encompasses the motor and cognitive actions necessary for musical performance, differentiating itself from terms such as "instrumental technique" and "musical performance" by including the mental processes that support them. The constructs — localization, measurement, tonification, and differentiation — sustain the executable categories, which translate these properties into actions during performance. The study, quantitative and cross-sectional in nature, involved 20 participants divided into four groups according to their instrumental level. Four psychometric tests (Symbol Search, Arithmetic, Five-Digit Test, and Matrix Reasoning) were applied to assess cognitive abilities, along with four psychophysical tests, created in this study: Psychophysical Test of Pitch Relations (TPRAS), Psychophysical Test of Duration Relations (TPRDS), Psychophysical Test of Intensity Relations (TPRIS), and Psychophysical Test of Timbre Relations (TPRTS). The results indicate associations between the constructs and the perceptual categories, highlighting the neurocognitive complexity of instrumental practice. However, further studies with larger samples are necessary to confirm the hypothesis. The main contribution of this study is the creation of a model that links mental constructs and executable categories, offering a new approach to music pedagogy, with a focus on inclusive and democratizing practices.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6790119056136859pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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