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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61944
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Título: | Os fundamentos neurocognitivos do fazer musical instrumental : um estudo exploratório |
Autor(es): | CAVALCANTI, Miguel Iago Batista Neves |
Palavras-chave: | Fazer musical instrumental; Neurocognição; Prática instrumental; Cognição musical; Neuroplasticidade; Educação musical |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CAVALCANTI, Miguel Iago Batista Neves. Os fundamentos neurocognitivos do fazer musical instrumental: um estudo exploratório. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento de medida neurocognitivo para o fazer musical instrumental (FMI), investigando os processos mentais subjacentes à prática instrumental. A hipótese sugere que os construtos de localização, medição, tonificação e diferenciação estão associados, respectivamente, às propriedades de altura, duração, intensidade e timbre. O FMI é um conceito novo, que engloba ações motoras e cognitivas necessárias à execução musical, diferenciando-se de termos como "técnica instrumental" e "performance musical", por incluir os processos mentais que as fundamentam. Os construtos — localização, medição, tonificação e diferenciação — sustentam as categorias executáveis, que traduzem essas propriedades em ações durante a performance. O estudo, de caráter quantitativo e transversal, envolveu 20 participantes divididos em quatro grupos conforme o nível instrumental. Foram aplicados quatro testes psicométricos (Procurar Símbolos, Aritmética, Teste dos Cinco Dígitos e Raciocínio Matricial) para avaliar as habilidades cognitivas e quatro testes psicofísicos inéditos, criados neste estudo: Teste Psicofísico de Relações de Altura do Som (TPRAS), Teste Psicofísico de Relações de Duração do Som (TPRDS), Teste Psicofísico de Relações de Intensidade do Som (TPRIS) e Teste Psicofísico de Relações de Timbre do Som (TPRTS). Os resultados indicam associações entre os construtos e as categorias perceptivas, apontando para a complexidade neurocognitiva da prática instrumental. No entanto, estudos adicionais com amostras maiores são necessários para confirmar a hipótese. A principal contribuição deste estudo é a criação de um modelo que articula construtos mentais e categorias executáveis, oferecendo uma nova abordagem para a pedagogia musical, com foco em práticas inclusivas e democratizadoras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61944 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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