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Título : Os fundamentos neurocognitivos do fazer musical instrumental : um estudo exploratório
Autor : CAVALCANTI, Miguel Iago Batista Neves
Palabras clave : Fazer musical instrumental; Neurocognição; Prática instrumental; Cognição musical; Neuroplasticidade; Educação musical
Fecha de publicación : 27-jun-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CAVALCANTI, Miguel Iago Batista Neves. Os fundamentos neurocognitivos do fazer musical instrumental: um estudo exploratório. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento de medida neurocognitivo para o fazer musical instrumental (FMI), investigando os processos mentais subjacentes à prática instrumental. A hipótese sugere que os construtos de localização, medição, tonificação e diferenciação estão associados, respectivamente, às propriedades de altura, duração, intensidade e timbre. O FMI é um conceito novo, que engloba ações motoras e cognitivas necessárias à execução musical, diferenciando-se de termos como "técnica instrumental" e "performance musical", por incluir os processos mentais que as fundamentam. Os construtos — localização, medição, tonificação e diferenciação — sustentam as categorias executáveis, que traduzem essas propriedades em ações durante a performance. O estudo, de caráter quantitativo e transversal, envolveu 20 participantes divididos em quatro grupos conforme o nível instrumental. Foram aplicados quatro testes psicométricos (Procurar Símbolos, Aritmética, Teste dos Cinco Dígitos e Raciocínio Matricial) para avaliar as habilidades cognitivas e quatro testes psicofísicos inéditos, criados neste estudo: Teste Psicofísico de Relações de Altura do Som (TPRAS), Teste Psicofísico de Relações de Duração do Som (TPRDS), Teste Psicofísico de Relações de Intensidade do Som (TPRIS) e Teste Psicofísico de Relações de Timbre do Som (TPRTS). Os resultados indicam associações entre os construtos e as categorias perceptivas, apontando para a complexidade neurocognitiva da prática instrumental. No entanto, estudos adicionais com amostras maiores são necessários para confirmar a hipótese. A principal contribuição deste estudo é a criação de um modelo que articula construtos mentais e categorias executáveis, oferecendo uma nova abordagem para a pedagogia musical, com foco em práticas inclusivas e democratizadoras.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61944
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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