Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62035

Comparte esta pagina

Título : Gel de celulose bacteriana como agente de volume para o tratamento da incontinência urinária de esforço em mulheres: um estudo piloto
Autor : LUSTOSA, Eugênio Soares
Palabras clave : Gel de polissacarídeo; Injetável; Biopolímero
Fecha de publicación : 28-ene-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LUSTOSA, Eugênio Soares. Gel de celulose bacteriana como agente de volume para o tratamento da incontinência urinária de esforço em mulheres: um estudo piloto. 2024. Tese (Doutorado em Cirurgia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Objetivo: Avaliar o desempenho do gel polissacarídeo bacteriano utilizado como agente de volume aplicado em pacientes do sexo feminino com diagnóstico de incontinência urinária de esforço. Métodos: No período de março de 2017 a março de 2019, pacientes que deram entrada no ambulatório de urologia com incontinência urinária de esforço (IUE) sem tratamento prévio. Pacientes do sexo feminino foram selecionados e submetidos a procedimento de agente de volume. A avaliação foi realizada no momento da inscrição e 6 meses após o tratamento. O desfecho primário foi a qualidade de vida (QV) usando o questionário ICIQ-SF. O volume de perda urinária pelo PAD-TEST de 1 HORA foi o segundo resultado. Resultados: Quinze mulheres (com idade média de 53 anos) foram submetidas à aplicação de gel de celulose bacteriana e posteriormente avaliadas. Apenas duas pacientes apresentavam incontinência inalterada. O estudo considerou como desfecho primário a melhora ou desaparecimento dos sintomas após seis meses de intervenção. O questionário de Qualidade de Vida (QV) pós- intervenção indicou que todos esses pacientes relataram melhor qualidade de vida (62,5%). Por meio do PAD-test foi possível observar uma diminuição da perda urinária de 85% comparando os resultados pré e pós-intervenção (BCA - Bacterial Cellulose Application) com p-valor igual a 0,000009. Conclusões: O uso de agentes espessantes naturais como o gel polissacarídeo bacteriano tem se mostrado uma alternativa promissora para o tratamento da incontinência urinária de esforço em pacientes do sexo feminino.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62035
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Cirurgia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Eugênio Soares Lustosa.pdf1,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons