Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62080

Comparte esta pagina

Título : Análise comparativa do Campus Agreste Watershed Model com diferentes modelos hidrológicos para a bacia hidrográfica do Rio Jaboatão
Autor : ANDRADE, João Lucas Vilar de
Palabras clave : Modelagem hidrológica; HEC-HMS; CAWM V; NCRRT; Ciclo Hidrológico
Fecha de publicación : 2-sep-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ANDRADE, João Lucas Vilar de. Análise comparativa do Campus Agreste Watershed Model com diferentes modelos hidrológicos para a bacia hidrográfica do Rio Jaboatão. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Modelos hidrológicos são representações simplificadas dos processos hidrológicos atuantes nas bacias hidrográficas, nos quais expressões e variáveis são utilizadas para simular as interações entre a precipitação e a superfície terrestre. Neste contexto, 7 modelos hidrológicos (HEC-HMS, CAWM V, GR4J, GR5J, GR6J, HYMOD e HBV) foram comparados ao simular o escoamento fluvial na Bacia Hidrográfica do Rio Jaboatão, na Zona da Mata do estado de Pernambuco. Esta bacia tem histórico de inundações, destacando-se os eventos de cheia do ano de 2022. O presente estudo realizou um levantamento de dados espaciais, como modelos digitais de terreno e dados de uso e ocupação do solo, que foram avaliados por ferramentas de geoprocessamento para caracterizar a área de estudo. Os dados processados foram utilizados na calibração do modelo para a sub-bacia da Estação Fluviométrica Moreno (Código: 39189560), no qual destaca-se a performance do HEC-HMS, que simulou a vazão a cada 15 minutos em dois cenários de discretização espacial, no qual resultou em um coeficiente de eficiência Nash-Sutcliffe de 0,828 no Modelo Concentrado e 0,819 no Modelo Distribuído por Sub-bacias. O CAWM V foi aplicado para 2 cenários de discretização temporal, diária e 15 minutos. A versão diária resultou NSE de 0,840 enquanto no sub-diário o valor foi 0,76. Ao avaliar os modelos do NCRRT o GR6J obteve NSE de 0,814; GR4J com 0,748 e GR5J com 0,746. As ferramentas de otimização de parâmetros presentes no CAWM garantiram a qualidade estatística dos modelos desenvolvidos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62080
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO João Lucas Vilar de Andrade.pdf6,61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons