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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62088

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dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorMENEZES, Phelipe Rafael Alves de-
dc.date.accessioned2025-04-02T17:28:19Z-
dc.date.available2025-04-02T17:28:19Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationMENEZES, Phelipe Rafael Alves de. A desinformação no universo digital e a ascensão da extrema direita no Brasil no âmbito do governo Bolsonaro: o foco na agência de fact-checking "Aos Fatos". 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62088-
dc.description.abstractEsta dissertação estuda o uso das redes sociais online no governo de Jair Messias Bolsonaro, como recurso para propagar desinformação, particularmente sua conta oficial no X (antigo Twitter). A pesquisa tem como objetivo geral examinar as principais temáticas propagadas no ambiente digital bolsonarista de 2019 a 2022 e identificadas como desinformação pela agência de fact-checking Aos Fatos e buscou responder a questão: “Como se estruturou e operou o discurso presidencial no perfil oficial de Jair Messias Bolsonaro em torno da desinformação e da construção de uma realidade paralela durante o governo e na campanha à reeleição?”. Os objetivos específicos incluem: a) Examinar o contexto e o conteúdo das temáticas desinformativas; b) Identificar as plataformas digitais mais empregadas pelo governo de Jair Bolsonaro e que continham desinformação; c) III. Apontar em quais condições o conteúdo das desinformações depreciava autoridades ou instituições públicas ou direcionava ataques a opositores políticos. Metodologicamente, este estudo adota uma abordagem qualitativa de análise. Foram analisadas 318 declarações de Bolsonaro publicadas no microblog que foram classificadas como desinformação pela agência de fact- checking. Destas, 53,1% relacionavam-se à temática do coronavírus, coincidindo com a maior crise sanitária do país, seguida pelo tema economia e meio ambiente. As declarações de Bolsonaro frequentemente promoviam ataques à democracia e ironizavam opositores. A plataforma X foi identificada como seu principal canal de comunicação e disseminação de desinformação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectJair Bolsonaropt_BR
dc.subjectRedes Sociais Onlinept_BR
dc.subjectFact-checking - Aos Fatospt_BR
dc.titleA desinformação no universo digital e a ascensão da extrema direita no Brasil no âmbito do governo Bolsonaro : o foco na agência de fact-checking "Aos Fatos"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5136441661887958pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation studies the use of online social networks by the government of Jair Messias Bolsonaro as a tool for spreading disinformation, with a particular focus on his official X (formerly Twitter) account. The general objective is to examine the main themes propagated within the Bolsonarist digital environment from 2019 to 2022 that were identified as disinformation by the fact-checking agency Aos Fatos. The research aims to answer the question: "How was the presidential discourse structured and operated on Jair Messias Bolsonaro's official profile regarding disinformation and the construction of a parallel reality during his government and reelection campaign?" The specific objectives include: a) Examining the context and content of disinformative themes; b) Identifying the digital platforms most used by Jair Bolsonaro's government that contained disinformation; c) Pointing out the conditions under which disinformation content disparaged authorities or public institutions or directed attacks at political opponents. Methodologically, this study adopts a qualitative analysis approach. A total of 318 statements by Bolsonaro published on the microblog that were classified as disinformation by the fact-checking agency were analyzed. Of these, 53.1% were related to the coronavirus theme, coinciding with the country's most significant health crisis, followed by economy and environment topics. Bolsonaro's statements frequently promoted attacks on democracy and ridiculed opponents. The X platform was identified as his main channel of communication and disinformation dissemination.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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