Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62088

Comparte esta pagina

Título : A desinformação no universo digital e a ascensão da extrema direita no Brasil no âmbito do governo Bolsonaro : o foco na agência de fact-checking "Aos Fatos"
Autor : MENEZES, Phelipe Rafael Alves de
Palabras clave : Desinformação; Jair Bolsonaro; Redes Sociais Online; Fact-checking - Aos Fatos
Fecha de publicación : 28-feb-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MENEZES, Phelipe Rafael Alves de. A desinformação no universo digital e a ascensão da extrema direita no Brasil no âmbito do governo Bolsonaro: o foco na agência de fact-checking "Aos Fatos". 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esta dissertação estuda o uso das redes sociais online no governo de Jair Messias Bolsonaro, como recurso para propagar desinformação, particularmente sua conta oficial no X (antigo Twitter). A pesquisa tem como objetivo geral examinar as principais temáticas propagadas no ambiente digital bolsonarista de 2019 a 2022 e identificadas como desinformação pela agência de fact-checking Aos Fatos e buscou responder a questão: “Como se estruturou e operou o discurso presidencial no perfil oficial de Jair Messias Bolsonaro em torno da desinformação e da construção de uma realidade paralela durante o governo e na campanha à reeleição?”. Os objetivos específicos incluem: a) Examinar o contexto e o conteúdo das temáticas desinformativas; b) Identificar as plataformas digitais mais empregadas pelo governo de Jair Bolsonaro e que continham desinformação; c) III. Apontar em quais condições o conteúdo das desinformações depreciava autoridades ou instituições públicas ou direcionava ataques a opositores políticos. Metodologicamente, este estudo adota uma abordagem qualitativa de análise. Foram analisadas 318 declarações de Bolsonaro publicadas no microblog que foram classificadas como desinformação pela agência de fact- checking. Destas, 53,1% relacionavam-se à temática do coronavírus, coincidindo com a maior crise sanitária do país, seguida pelo tema economia e meio ambiente. As declarações de Bolsonaro frequentemente promoviam ataques à democracia e ironizavam opositores. A plataforma X foi identificada como seu principal canal de comunicação e disseminação de desinformação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62088
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Phelipe Rafael Alves de Meneses.pdf2,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons