Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62128

Comparte esta pagina

Título : Transtorno de compulsão alimentar, insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em adultos de Recife - PE
Autor : SILVA, Priscila Maia Ferreira
Palabras clave : Transtorno de compulsão alimentar; Ansiedade; Depressão; Adulto
Fecha de publicación : 7-jun-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Priscila Maia Ferreira. Transtorno de compulsão alimentar, insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em adultos de Recife - PE. 2024. Tese (Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, Recife, 2024.
Resumen : A insatisfação com a imagem corporal e o transtorno de compulsão alimentar podem apresentar consequências devastadoras para o indivíduo, podendo levar a prejuízos no comportamento alimentar, no desempenho psicossocial, físico e cognitivo e, ainda, a transtornos de ansiedade e depressão. A relação entre o transtorno de compulsão alimentar e obesidade apresenta-se bem estabelecida e nos estudos, visto que grandes quantidades de alimento ingeridas podem contribuir para essa condição. Assim, podem associar-se ao transtorno de compulsão alimentar as comorbidades relacionadas ao excesso de gordura corporal, tais como depressão, transtornos de personalidade e ansiedade. Objetivo: Determinar a prevalência de Transtorno de Compulsão Alimentar e Insatisfação com a imagem corporal em adultos da cidade do Recife e verificar possíveis correlações com fatores associados. Métodos: Trata-se de um estudo analítico, transversal, que foi realizado em 415 adultos residentes na cidade do Recife – PE, Brasil, atendidos pela clínica escola de nutrição de uma instituição privada de ensino superior. Foram coletadas informações demográficas, socioeconômicas, comportamentais, psicológicas/de saúde mental, estado nutricional, nutrição e de consumo alimentar. Os dados foram analisados através dos testes Qui-quadrado ou teste exato de Fisher para comparar proporções. Para verificar a associação entre os fatores comportamentais e psicológicos com o transtorno de compulsão alimentar, insatisfação corporal e percepção da imagem corporal, foram realizadas análises de regressão logística. Resultados: Foi encontrada uma prevalência de 13.2% para o transtorno de compulsão alimentar e 20,2% de insatisfação com a imagem corporal. Dentre os indivíduos que apresentavam compulsão alimentar moderada (9.6%) e grave (3.6%), a maioria foi classificado com obesidade (p<0.001), possuíam percentual de gordura corporal excessiva (p=0.001), apresentavam insatisfação corporal (p=0.02), percepção corporal alterada (p=0.01), ansiedade (p<0.001), depressão (p<0.001) e transtorno ansioso depressivo (p<0.001), além de apresentarem transtorno do sono (p=0.001) e adicionarem alimentos como forma de compensação (p<0.001). Não foram encontradas diferenças quanto à presença de transtorno de compulsão alimentar em relação ao sexo, idade e classe econômica. Conclusões: Foram encontradas prevalências elevadas de compulsão alimentar e de insatisfação com a imagem corporal, associadas à obesidade, elevado percentual de gordura corporal, percepção corporal alterada, ansiedade, depressão e qualidade do sono.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62128
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Priscila Maia Ferreira Silva.pdf3,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons