Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62203

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMASCARENHAS, Aline Daiane Nunes-
dc.contributor.authorLIMA, Marcondes Leandro de-
dc.date.accessioned2025-04-10T19:46:52Z-
dc.date.available2025-04-10T19:46:52Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationLIMA, Marcondes Leandro de. Educação em Direitos Humanos nos cursos de Direito : um estudo em instituições de Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62203-
dc.description.abstractA Educação em Direitos Humanos tem sido, nos últimos anos, um processo de conquistas e, ao mesmo tempo, de muitos desafios. As conquistas podem ser percebidas através do impulso dado ao tema por organizações internacionais e principalmente pelos movimentos sociais, os quais desempenham um papel crucial na promoção da Educação em Direitos Humanos. Outro ponto que merece ser destacado é a recomendação das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos (2012) para a incorporação de Direitos Humanos nos currículos dos vários níveis de ensino, inclusive no ensino superior. No curso de Direito, a educação em Direitos Humanos tem apresentado vários desafios, principalmente em relação ao processo de ensino-aprendizagem, pois majoritariamente, é ensinado numa perspectiva dogmática, ao invés da Teoria Crítica de Direitos Humanos. Pois bem, este trabalho pretende, examinar a disposição da temática dos Direitos Humanos nos PPCs dos mais tradicionais cursos de Direito do Recife, e se as clínicas de Direitos Humanos são métodos interessantes para educação em Direitos Humanos esses cursos. O tema é visto através dos postulados da Teoria Crítica de Direitos Humanos, de Herrera Flores (2009), com orientação instrutiva da pedagogia do oprimido de Paulo Freire. Além das reflexões sobre as clínicas jurídicas realizadas pela pesquisadora Lapa (2014), Ribeiro et al. (2021). O método utilizado em nossa pesquisa foi do tipo exploratória e se ancora na abordagem qualitativa. Utilizou- se, neste trabalho, a análise documental, Bardin (2015) dos projetos Pedagógico de Curso de Direito da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), como também, informações sobre as clínicas que funcionam nestas mesmas universidades. Por fim, a pesquisa observou a importância da educação em Direitos Humanos nos PPCs dos cursos de Direito. E a análise das clínicas de Direitos Humanos, instituídas na FDR e UNICAP, como espaços relevantes para o processo de ensino-aprendizagem dos Direitos Humanos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação Jurídicapt_BR
dc.subjectCursos de direitopt_BR
dc.titleEducação em Direitos Humanos nos cursos de Direito : um estudo em instituições de Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNOLASCO, Anabel Guedes Pessôa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9400059538284238pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0661893163690196pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxHuman Rights Education has been, in recent years, a process of achievements and, at the same time, many challenges. The achievements can be perceived through the impetus given to the topic by international organizations and especially by social movements, which play a crucial role in promoting Human Rights Education. Another point that deserves to be highlighted is the recommendation of the National Guidelines for Human Rights Education (2012) for the incorporation of human rights into the curricula of various levels of education, including higher education. In law courses, human rights education has presented several challenges, mainly regarding the teaching-learning process, as it is predominantly taught from a dogmatic perspective, rather than the Critical Theory of Human Rights. Well then, this work intends to examine the disposition of the theme of human rights in the PPCs of the most traditional law courses in Recife, and whether human rights clinics are interesting methods for human rights education in these courses. The theme is viewed through the postulates of the Critical Theory of Human Rights by Herrera Flores (2009), with instructional guidance from Paulo Freire's pedagogy of the oppressed. In addition to the reflections on legal clinics conducted by researcher Lapa (2014), Ribeiro et al. (2021). The method used in our research was exploratory and is anchored in the qualitative approach. In this work, documentary analysis, Bardin (2015), was used on the Pedagogical Projects of the Law Courses at the Faculty of Law of Recife (FDR/UFPE) and the Catholic University of Pernambuco (UNICAP), as well as information about the clinics that operate at these same universities. Finally, the research observed the importance of human rights education in the PPCs of law courses. And the analysis of the human rights clinics, established at FDR and UNICAP, as relevant spaces for the teaching-learning process of human rights.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2864409290226697pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marcondes Leandro de Lima .pdf1,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons