Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62208

Comparte esta pagina

Título : Análise de locais de crimes em Matelândia - Paraná : análise estatística de locais de crimes em Matelândia baseado em Clusterização Não-Supervisionada de Centroides para suporte à decisão na construção de nova base da Polícia Militar
Autor : KELLER, Fernando
Palabras clave : Machine learning; K-means; Matelândia
Fecha de publicación : 29-oct-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : KELLER, Fernando. Análise de locais de crimes em Matelândia - Paraná: análise estatística de locais de crimes em Matelândia baseado em Clusterização Não-Supervisionada de Centroides para suporte à decisão na construção de nova base da Polícia Militar. 2024. Dissertação (Mestrado em Estatística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este estudo investiga a criminalidade na cidade de Matelândia, estado do Paraná, utilizando uma técnica de machine learning para agrupar dados referente a locais de crimes ocorridos no município em clusters, usando o método k-means. O objetivo é avaliar a necessidade da construção de uma nova base para a Polícia Militar e também avaliar se a atual base está bem localizada em relação aos locais onde os crimes ocorreram, como também avaliar se a posição atual está satisfatória, usando uma técnica que dará grau de importância para cada natureza criminal. Foram quatro os crimes escolhidos para serem analisados neste trabalho, sendo eles furto, roubo, “Maria da Penha” (violência doméstica) e estupro, referente ao período de outubro de 2022 à outubro de 2023, os quais foram fornecidos pela Polícia Militar do Estado do Paraná. Foi feito um estudo sobre a criminalidade em um contexto nacional, além do impacto dos crimes escolhidos na sociedade. Foi realizado um estudo e análise dos dados criminais, aprofundando em suas características principais e como estão distribuídos na período temporal observado. Os resultados propostos foram alcançados, e após aplicar o método k-means, foi possível afirmar que a localização atual está satisfatória, assim como foi possível concluir que uma segunda base policial militar seria de grande valia no combate ao crime na região. Dessa forma este estudo pode proporcionar uma melhor alocação de recursos da segurança pública do estado do Paraná na cidade de Matelândia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62208
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Estatística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernando Keller.pdf2,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons