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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62223
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Título: | Educação Física, ensino formal e não formal e a filosofia do Jiu-Jitsu na formação de crianças |
Autor(es): | SANTANA, Myllia Syndrik Raimundo |
Palavras-chave: | Jiu-jitsu; Educação física para crianças; Luta marcial; Esportes de combate |
Data do documento: | 27-Mar-2025 |
Citação: | SANTANA, Myllia Syndrik Raimundo. Educação Física, ensino formal e não formal e a filosofia do Jiu-Jitsu na formação de crianças. 2025. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | Este texto envolve a relação da Educação Física com o Jiu-Jitsu, considerando em especial o fato deles conter uma dimensão com a práxis, o ensino e a aprendizagem que em síntese são partes da formação humana. Destarte, aquilo que aqui temos é fruto de uma investigação acadêmica e nela apresentamos os resultados de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco. Isto posto, temos como título do trabalho “Educação Física, Ensino Formal e Não Formal e a Filosofia do Jiu-Jitsu na Formação de Crianças”. E a partir dele, elegemos como objetivo investigar o que temos na literatura da Educação Física sobre o ensino formal e não formal do Jiu-Jitsu, para revelar se e em que medida a filosofia salientada nesta prática constitui uma via de formação de crianças. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica qualitativa, na qual seguimos três objetivos específicos: a) mapear e selecionar a literatura existente na Educação Física que discute acerca do ensino formal e não formal do Jiu-Jitsu; b) verificar como é e o que é ensinado dessa arte marcial a crianças; c) analisar se e em que medida a filosofia encontrada no Jiu-jitsu institui um caminho de formação para as crianças envolvidas com esta prática. Quanto à metodologia recorremos a pesquisa qualitativa tendo como guia desse processo a revisão da literatura e para análise do material coletado nós nos valemos de Bardin (2009) e sua Análise de Conteúdo. Assim é que, à luz dos aspectos observados no que diz respeito à educação formal, nossa pesquisa, dentre outras coisas, revelou que na área da Educação Física, pouco ou quase nada se fala a respeito de outros espaços formais de ensino de Jiu-Jitsu, que não sejam os escolares, nem a respeito de suas metodologias de ensino e os objetivos reais da modalidade visando a formação de crianças. Com relação aos ambientes não formais, não encontramos estudos acadêmicos que abordassem o ensino de Jiu-Jitsu, o que não impossibilitou a nossa pesquisa, pelo contrário, revelou um contexto que necessita de maiores investigações. Por fim, ainda no curso das reflexões acerca do ensino formal e não formal e a filosofia do Jiu-Jitsu, verificamos que a prática de Jiu-Jitsu contribui significativamente para o desenvolvimento de crianças, modificando e adaptando seu comportamento para um estilo de vida que vai muito além do tatame, contribuindo para a sua formação de caráter em diversos aspectos e com diversas possibilidades. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62223 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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