Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62270
Share on
Title: | A transição da Educação infantil para o Ensino fundamental: Um olhar para a perspectiva dos professores acerca da chegada das crianças ao ensino fundamental pós Covid-19. |
Authors: | SILVA, Larissa Alves |
Keywords: | Pandemia; Educação infantil; Desafios de aprendizagem |
Issue Date: | 21-Oct-2024 |
Citation: | SILVA, Larissa Alves da: A transição da Educação infantil para o Ensino fundamental: Um olhar para a perspectiva dos professores acerca da chegada das crianças ao ensino fundamental pós Covid-19. 2025. Trabalho de conclusão de curso (pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho investigou os desafios percebidos pelos professores em relação à chegada das crianças ao ensino fundamental, tendo vivenciado a educação infantil durante a pandemia de covid-19. Baseados na abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 06 professoras da rede pública de Jaboatão dos Guararapes-PE. Os dados foram analisados a partir da Análise Temática (Bardin, 2016). Como resultado, a disciplina em sala de aula, a participação dos responsáveis e a falta de materiais alinhados com a realidade escolar, foram identificados como desafios já existentes antes da pandemia, porém intensificados no período posterior. Além disso, ficou nítida a necessidade do docente de se “reinventar” em sua práxis para dar conta das fragilidades pedagógicas ocasionadas por esse período. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62270 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 - Larissa Alves - Documentos Google.pdf | 208,57 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License