Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62270
Compartilhe esta página
Título: | A transição da Educação infantil para o Ensino fundamental: Um olhar para a perspectiva dos professores acerca da chegada das crianças ao ensino fundamental pós Covid-19. |
Autor(es): | SILVA, Larissa Alves |
Palavras-chave: | Pandemia; Educação infantil; Desafios de aprendizagem |
Data do documento: | 21-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Larissa Alves da: A transição da Educação infantil para o Ensino fundamental: Um olhar para a perspectiva dos professores acerca da chegada das crianças ao ensino fundamental pós Covid-19. 2025. Trabalho de conclusão de curso (pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho investigou os desafios percebidos pelos professores em relação à chegada das crianças ao ensino fundamental, tendo vivenciado a educação infantil durante a pandemia de covid-19. Baseados na abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 06 professoras da rede pública de Jaboatão dos Guararapes-PE. Os dados foram analisados a partir da Análise Temática (Bardin, 2016). Como resultado, a disciplina em sala de aula, a participação dos responsáveis e a falta de materiais alinhados com a realidade escolar, foram identificados como desafios já existentes antes da pandemia, porém intensificados no período posterior. Além disso, ficou nítida a necessidade do docente de se “reinventar” em sua práxis para dar conta das fragilidades pedagógicas ocasionadas por esse período. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62270 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 - Larissa Alves - Documentos Google.pdf | 208,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons